Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA) realiza no período de maio de 2019 a dezembro de 2020 o curso de especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung. Com carga horária total de 391 horas, trata-se de um curso interdisciplinar com a participação de professores de diversas formações e com expectativa de atender a um público semelhante. As atividades acontecerão em componentes modulares com 17 horas de aula mensais aproximadamente. As mensalidades do curso têm o valor de R$380,00 (trezentos e oitenta reais).

“O projeto desse curso nasceu do reconhecimento de uma dívida que temos com Jung na formação dos profissionais de saúde na Bahia. Começamos oferecendo tópicosespeciais para estudantes dos bacharelados interdisciplinares da UFBA e junto com colegas de outras instituições elaboramos o que agora convidamos a todos para essa viagem na obra de Jung. Contaremos com professores de diversas formações como: psicologia, pedagogia, música, dança, filosofia, física, letras, cinema, artes visuais. Estamos empenhados em receber um grupo de estudantes com um perfil diverso para construirmos um conhecimento interdisciplinar e aproveitarmos da liberdade de Jung que construiu uma teoria que se comunica com várias áreas do saber e das tradições da humanidade”.

Profª. Drª Anamélia Lins e Silva Franco

“O propósito de estudar a Psicologia Analítica constitui um movimento deveras mui atrativo e enriquecedor para aqueles que desejam conjecturar sobre os mistérios da natureza humana. Sem dúvida que a abrangência temática da obra de Jung desperta interesses variados, independente da profissão e/ou atividade de quem foi ‘atraído’. Isto porque os conteúdos da psicologia analítica permitem estabelecer correlações que levam ao indivíduo conhecer-se melhor bem como situar-se no meio em que vive. Ainda nas primeiras décadas do século passado, as ideias de Jung cativaram diversos acadêmicos, particularmente os físicos Albert Einstein, Pascual Jordan e, em especial, Wolfgang Pauli, com o qual desenvolveu a ‘teoria da sincronicidade’. Com eles, Jung abordou a noção de energia, o propósito alquimico na magna opus envolvendo a conjunção de opostos complementares, além de inferências sobre a espiritualidade, temas objetos do nosso curso”.

Prof. Dr. Hélio Silva Campos

“Um curso sobre o pensamento de Jung numa universidade pública convida a uma experiência de unidade e multiplicidade. Nada mais junguiano e contemporâneo do que abrir a possibilidade de aprofundar diálogos e sínteses. Uma forma de honrar a ideia de indivíduo conectado ao todo e, por isso, criativo em sua natureza”.

Prof. Dr. Ricardo Barreto

“‘O crescente interesse pela psicologia no mundo inteiro, nos últimos vinte anos, prova irrefutavelmente que a consciência moderna se afastou um pouco das realidades exteriores e materiais para voltar sua atenção mais para a realidade interna e subjetiva. A arte expressionista antecipou profeticamente esta mudança, porque toda arte sempre capta com antecedência e intuitivamente as futuras mudanças da consciência em geral’ (C.G. Jung – Obras Completas, Vol.10/3 pág.93, 2018). É com este intuito que desenvolvemos a ideia e o programa deste curso: percorrer a teoria da Psicologia Junguiana em um diálogo com as diferentes áreas do conhecimento envolvendo as Humanidades, Artes e Ciências representadas neste centro de estudos da Universidade Federal da Bahia“.

Profª. Drª. Iris de Sá

A criatividade é inerente à natureza humana. Ela aflora, espontânea, das crianças, poetas e artistas de todas as nacionalidades e todos os tempos. Ao contemplarmos suas criações sob o olhar da teoria analítica de Carl Gustav Jung, começamos a perceber as imagens coletivas e individuais que nos afetam e nos movem. Aprendemos, assim, a nos conhecer e compreender melhor, encontrando portas de acesso a nossa psique mais profunda. No Curso de Especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung, teremos a oportunidade de realizar essa contemplação e construir aplicações teórico-práticas da mesma. Sejam bem-vindos!

Profª. Drª Diana Santiago

Iniciaremos o curso de Especialização em Teoria Junguiana pelo IHAC/UFBA e o enfoque não poderia ser mais junguiano: sua perspectiva é multidisciplinar, não restrito a psicólogos, e espera-se que cada aluno possa beber da fonte Carl Gustav Jung para repensar sua forma de ver ou atuar no mundo. Sua teoria não abrange apenas questões psicológicas, mas também as manifestações artísticas, culturais, religiosas, sociais e até políticas e científicas.

Profª. Drª. Fabiana Teixeira Pithon