Semana de Ciência e Tecnologia:  Luz, Vida e Ciência em Pauta – 19 a 23 de outubro de 2015

Semana de Ciência e Tecnologia: Luz, Vida e Ciência em Pauta – 19 a 23 de outubro de 2015

Cartaz

O ano de 2015 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz. Em consonância com esta iniciativa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, escolheu como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o tema Luz, Ciência e Vida com o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Inspirados pela inciativa da ONU e do MCTI e como fruto de uma articulação entre professores dos Institutos de Biologia, Física, Matemática, Geociências, Química e Humanidades, Artes e Ciência (IHAC) da UFBA, será realizada no período de 19 a 23/10/2015, nas dependências desses institutos, a Semana de Ciência e Tecnologia: Luz, Vida e Ciência em Pauta. As atividades do evento serão compostas de cursos, palestras e oficinas de extensão, visitas ao Museu de História Natural do IBIO, de visita aos Laboratórios didáticos e de pesquisa dos institutos bem como de exibição de filmes e documentários com temática científica.

O evento atenderá a um público formado por estudantes secundaristas da rede pública de ensino e espera receber em suas atividades um número aproximado de 240 estudantes que poderão se inscrever gratuitamente através de suas escolas. As atividades serão realizadas em grupos de 20 estudantes por atividade e serão orientadas por professores das respectivas áreas com auxílio de estudantes voluntários de graduação ou de Pós-Graduação. A ideia é que o evento proporcione ao estudante secundarista oportunidades para que o mesmo amplie sua formação nas ciências exatas e naturais através do acesso à divulgação científica dos conteúdos formais já consolidados em sala de aula bem como aos recentes avanços científicos, sua correlação com os fenômenos do cotidiano e desdobramentos tecnológicos.

Serviço:

Semana de Ciência e Tecnologia: Luz, Vida e Ciência em Pauta
Local: Institutos de Física, Química, Biologia, Matemática, Geociências e IHAC
Período: 19 a 23/10/2015
Horários das visitas: 08:30h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h
Telefone: 3283-6639 E-mail: Esdras.santos@ufba.br
Facebook: http://on.fb.me/1NlPcoP

Apoios: SBQ, SBF, FAPESB, UFBA

Equipe Executora:

• Prof. André Netto (IGEO-UFBA)
  • Profa. Cristiana Valente (IM-UFBA)
  • Prof. Esdras Santana dos Santos (Coordenador) (IF-UFBA)