Programação diversificada marca décima edição do ENECULT

Consolidado com um importante espaço para o debate sobre a cultura a partir de uma interlocução entre as mais diversas áreas, o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) comemora em 2014 dez anos de realização. De 27 a 29 de agosto, serão promovidos minicursos, mesas-redondas, sessões de trabalho, feira de livros, exibição de filme, lançamento de obras acadêmicas que tematizam a cultura e festa de confraternização. As atividades acontecem na Reitoria e Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III) da UFBA, Sala de Arte Cinema da UFBA e Largo Tereza Batista.

Na programação principal, realizada na Reitoria, serão abordados os seguintes temas: “Culturas Brasileiras + 10 – Travessias interculturais”, “Alternativas Culturais + 10 – Identidades, poder e resistência” e “Políticas Culturais + 10 – Trajetória, desafios e perspectivas”. Dentre os palestrantes, figuram o secretário de Cultura da cidade de São Paulo, Juca Ferreira, o produtor cultural e um dos idealizadores do circuito Fora do Eixo, Pablo Capilé, o curador-coordenador do MASP, Teixeira Coelho, e o secretário de Articulação Institucional do MinC, Bernardo Mata Machado. No encontro, serão apresentados cerca de 200 trabalhos, distribuídos entre 14 eixos temáticos.

O lançamento de livros acontece no dia 28 de agosto, às 19h, no foyer da Sala de Arte Cinema da UFBA. Em seguida, às 20h30, haverá a exibição inédita em Salvador do documentário Um filme de dança (2013), da cineasta e coreógrafa carioca, Carmen Luz. A obra expõe a trajetória de artistas e grupos de diferentes gerações, a exemplo de Mestre King, Mercedes Batista, Balé Folclórico da Bahia e Bando de Teatro Olodum. Na sexta (29.08), às 20h30, duas atrações encerram o encontro com show no Largo Tereza Batista: Dão e a Caravanablack e a banda de hip hop OQuadro. A festa é aberta ao público, mas condicionada à lotação do espaço.

Durante os três dias do evento, das 13h às 18h, no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III), Campus de Ondina, será realizada a Feira de Livros da Fundação Pedro Calmon. Os participantes encontrarão obras de diversos gêneros, entre romances, infanto-juvenis, clássicos da literatura e autoajuda, que serão comercializadas a preços acessíveis.

As atividades do X ENECULT são gratuitas. A oferta de certificados é restrita às pessoas que efetuaram a inscrição. Mais informações estão disponíveis no site www.cult.ufba.br/enecult. O evento é uma realização do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (FACOM), instituições vinculadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Histórico – O Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) surge em 2005 como uma versão expandida do ComBahia – Encontros de Estudos em Cultura e Comunicação, realizados na Faculdade de Comunicação da UFBA entre 1997 e 2003. Em nove edições (2005-2013), o ENECULT reuniu cerca de 4 mil participantes, e contou com a presença de 112 palestrantes, oriundos de 17 países. Tendo um papel fundamental na consolidação do campo de pesquisas em cultura no Brasil e na Ibero-América, o encontro gerou desdobramentos como a Rede de Estudos em Políticas Culturais e a publicação do periódico Políticas Culturais em Revista.

Currículo dos palestrantes:

Ana Fernandes – É professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, onde coordena o programa de intercâmbio DiverCIDADE. Tem doutorado pela Universidade de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) e pós-doutorado na Columbia University e na École d’Architecture Paris Malaquais.

Bernardo Mata Machado – É Mestre em Ciência Política pela UFMG e especialista em Gestão e Cooperação Cultural Iberoamericana pela Universidad de Barcelona. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

Fábio Fonseca de Castro – É pós-doutor em Comunicação pela Universidade de Montréal e doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V. É pesquisador e professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA.

Juca Ferreira – Sociólogo e ambientalista, tem vasta experiência no campo cultural que inclui o cargo de Ministro da Cultura (MinC), entre 2008 e 2010, e de secretário executivo do MinC de 2003 a 2008. Atualmente é secretário de Cultura da cidade de São Paulo.

Jurema Werneck – Coordena a ONG Criola, de defesa e promoção de direitos das mulheres negras. Integra o Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil e o Board of Directors do Global Fund for Women. É doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Maria Beatriz de Medeiros – É pós-doutora em Filosofia pelo Collège International de Philosophie, Paris, e doutora em Arte e Ciências da Arte pela Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Professora da Unb, coordena, desde 1992, o grupo de pesquisa Corpos Informáticos.

Marcio Meira – É doutorando em Memória Social na UNIRIO e exerce atualmente o cargo de Assessor Especial do Ministério da Educação. Foi presidente da Fundação Nacional do Índio – FUNAI (2007 a 2012), Secretário de Articulação Institucional e Secretário de Patrimônio, Museus e Artes Plásticas do MinC (2003 a 2007).

Pablo Capilé – É produtor cultural e um dos idealizadores do Circuito Fora do Eixo e Mídia Ninja. Iniciou sua atuação em Cuiabá, onde promoveu festivais e outras ações em parceria com artistas, idealizou o coletivo Espaço Cubo e concebeu a moeda complementar Cubo Card.

Teixeira Coelho – É professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Tem doutorado em Letras pela USP e pós-doutorado pela University of Maryland (EUA).

Zilda Iokoi – É Mestre e doutora em História Social pela USP, leciona na mesma universidade e coordena o Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) e o Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades.

Serviço:

Onde: Reitoria (Rua Augusto Viana, s/n, Canela, Salvador/BA), PAF III (Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina, Salvador/BA), Sala de Arte Cinema da UFBA (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela) e Largo Tereza Batista (Pelourinho).
Quando: 27 a 29 de agosto.
Quanto: O evento é aberto ao público. A oferta de certificado é restrita àqueles que se inscreveram.
Realização: CULT/Pós-Cultura/IHAC/FACOM/UFBA
E-mail: enecult@ufba.br Site: www.cult.ufba.br/enecult