Processo de seleção para bolsista SANKOFA/CEAO 2018

O Departamento de Sociologia/Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO está promovendo seleção para bolsista  SANKOFA na pesquisa “Patrimonialismo em questão: uma abordagem crítica a partir de discussões sobre o Brasil e a Coreia do Sul”, sob responsabilidade do Prof. Ricardo Pagliuso Regatieri. As inscrições vão até dia 16 de junho. Interessados devem enviar comprovante de matrícula 2018.1, histórico escolar atual (versão do SIAC-UFBA) e comprovante de inscrição na PROAE (cópia digitalizada em formato PDF) para o seguinte e-mail: ricardo.pagliuso@ufba.br. Para mais informações, consulte as diretrizes abaixo.

RESUMO: O projeto de pesquisa visa discutir, em uma perspectiva sociológica comparada, os temas do patrimonialismo e de seu correlato, personalismo, na literatura das Ciências Sociais acerca do Brasil e da Coreia do Sul. Conforme uma parte importante da interpretação das Ciências Sociais, nos dois países a modernidade se constituiria, por razões históricas distintas, sob o peso do patrimonialismo e do personalismo, elementos que seriam devidos, no caso do Brasil, à herança ibérica resultante de sua colonização portuguesa, e, no que diz respeito à Coreia do Sul, ao legado da ética confucionista. Em suas específicas configurações brasileira e sul-coreana, a modernidade aparece como incompleta e atravessada por obstáculos. Nelas, no lugar da impessoalidade encontrar-se-iam a preferência e o favorecimento pessoais, em vez das mediações propiciadas pelo moderno aparato burocrático far-se-iam presentes formas mais diretas e tradicionais de dominação, e em oposição à clara separação entre o público e o privado vigoraria sua indistinção. Seguindo as formulações de Weber sobre o patrimonialismo, as discussões no Brasil e na Coreia do Sul acabam, por um lado, sendo reféns de representações eurocentradas sobre o “resto” do mundo e, por outro, dilatando desmedidamente um conceito cujo núcleo é eminentemente histórico. O projeto sugere que essas discussões operam a partir de proposições com raízes orientalistas, que tais abordagens antes obscurecem do que explicam as configurações particulares do capitalismo e suas formas específicas de dominação social no Brasil e na Coreia do Sul, e que é então necessário proceder à sua crítica e apontar alternativas.

ATRIBUIÇÕES E COMPROMISSOS DO ESTUDANTE BOLSISTA
– Conhecer e respeitar as diretrizes do PROGRAMA SANKOFA;
– Dedicar-se integralmente as atividades acadêmicas;
– Ter vínculo de 20 (vinte) horas semanais com as atividades previstas em seu plano de trabalho;
– Apresentar documentação e prestar esclarecimentos à Coordenação do PROGRAMA SANKOFA, sempre que solicitado;
– Não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa acadêmica ou de estágio, podendo acumular com auxílios assistenciais básicos, tais como auxílios transporte, moradia, alimentação e o benefício do Programa de Bolsa Permanência do MEC, até o valor máximo de um salário mínimo e meio.
– Submeter os relatórios de avaliação parcial e final nos prazos estabelecidos pela Coordenação;
– Participar ativamente do Seminário do Permanecer e de todos os eventos de caráter obrigatório que a Coordenação do Programa venha a realizar;
– Manter os contatos, especialmente os endereços de e-mail, atualizados juntos aos Colegiados dos respectivos cursos.

REQUISITOS NECESSÁRIOS
Os(as) estudantes devem atender aos seguintes requisitos:
– Estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFBA durante todo o período de vigência da bolsa;
– Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas;
– Não possuir vínculo empregatício;
– Ser cadastrado(a) na PROAE;
– Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para desenvolvimento das atividades do programa;
– Não ter concluído curso de graduação, exceto para os(as) estudantes egressos(as) dos Bacharelados Interdisciplinares;
– Não estar matriculado(a) como aluno(a) regular em programa de pós-graduação;
– Possuir conta corrente de titularidade própria;
– Não ter atingido o limite de participações em edições do PROGRAMA SANKOFA.

DAS VAGAS, DA VIGÊNCIA E DO VALOR DA BOLSA
– Será ofertada 01 (uma) vaga;.
– O período de duração da bolsa é de 12 (doze) meses, desde que não ultrapasse o tempo regular da graduação;
– O valor mensal da bolsa SANKOFA é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

DAS INSCRIÇÕES
Os/As candidatos(as) deverão se inscrever no processo seletivo no período de 13/06/2018 a 16/06/2018, exclusivamente por meio do endereço eletrônico: ricardo.pagliuso@ufba.br
As inscrições enviadas após este prazo serão desconsideradas.
O/A candidato(a) deverá encaminhar por e-mail a cópia digitalizada em formato PDF dos seguintes documentos:
a) comprovante de matrícula 2018.1;
b) Histórico escolar atual (versão do SIAC-UFBA) e
c) comprovante de inscrição na PROAE.

DA SELEÇÃO
O processo seletivo ocorrerá em 2 etapas:
• 1ª etapa: Análise dos documentos enviados pelos/as candidatos/as.
• 2ª etapa: Entrevista. Os candidatos com as inscrições homologadas serão convocados a comparecer presencialmente à entrevista, que acontecerá no dia 19/06/2018 no campus de São Lázaro, em sala e horário a serem oportunamente divulgados.

DO RESULTADO FINAL
O resultado final será divulgado no dia 20/06/2018 por meio do endereço eletrônico informado pelos candidatos. Os aprovados serão convocados imediatamente para assinatura do cadastro de bolsista.