Portal do Governo Brasileiro
Slide background
Slide background
Slide background

Programa

Conheça o curso de Mestrado e as linhas de pesquisa do Programa.

Área de Concentração: Desenvolvimento e Governança Global

A articulação entre estudos do desenvolvimento e da governança global em abordagem interdisciplinar representa a convergência de ensino e pesquisas produzidas pelos professores e permite um amplo leque de pesquisas em temas contemporâneos em Relações Internacionais. Trata-se de estudar as políticas aplicadas por Estados, organizações internacionais, empresas, organizações não governamentais e outros atores no âmbito internacional/global, mas sobretudo de produzir análises críticas sobre os processos políticos, econômicos e sociais que permeiam tais políticas, observando os limites e possibilidades de construções teóricas que buscam explicar e interpretar dinâmicas históricas ou atuais. Em tal perspectiva, dirige-se a uma economia política do desenvolvimento e da governança global com foco nas transformações históricas e nos processos em curso, observando tanto enfoques sistêmicos quanto aqueles centrados nas estratégias dos diferentes atores que atuam globalmente.

Linhas de Pesquisa

  • a) Globalização, Desenvolvimento e Cooperação

    A linha tem como objetivo estudar os processos de globalização e de transnacionalização à luz dos novos atores e das cartografias geopoliticas e socioeconômicas. Analisa como as transformações do capitalismo contemporâneo em dinâmica globalizante se vinculam com as agendas dos diferentes atores da política global. No contexto de relações que se definem nos marcos de sociedades globalizadas e assimetricamente posicionadas, observa o papel das agências internacionais bilaterais e multilaterais com vistas à promoção do desenvolvimento e as políticas de cooperação internacional implementadas por organizações interestatais e não-estatais. Examinam-se as relações de cooperação nos moldes tanto norte-sul quanto sul-sul, a construção das agendas, as complementações e tensões verificadas nos discursos e nas práticas da cooperação internacional.
  • b) Organizações Internacionais e Processos Políticos Contemporâneos

    A linha objetiva compreender o papel das organizações internacionais na constituição de regimes e sistemas de governança mundial, com foco em temas estratégicos da política mundial contemporânea como democracia, direitos humanos, meio ambiente, segurança, migrações, entre outros. Nesse âmbito, discute a construção de conceitos teóricos peculiares às transformações das relações internacionais com vistas a uma governança global, tais como esfera pública mundial, sociedade civil transnacional, cosmopolitismo e cidadania global. Essa linha observa, ainda, o papel desempenhado pelo Brasil na política global, resgatando especificidades da contemporaneidade e do processo histórico de construção da política externa brasileira com outros atores no âmbito bilateral e multilateral.

Requisitos para a conclusão do Mestrado:

  • Ser aprovado em no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 16 (dezesseis) compostos por 4 (quatro) disciplinas obrigatórias e 8 (oito) por 2 (duas) disciplinas optativas.
  • Apresentar e defender Dissertação de Mestrado que seja original, relevante para a área de conhecimento e com bom desenvolvimento do tema de pesquisa
  • Além dos requisitos acima, os alunos devem desenvolver, obrigatoriamente, com seus respectivos professores orientadores, a atividade de Pesquisa Orientada (não creditada), assim como lograr aprovação no Exame de Qualificação para o Mestrado, até 60 dias após o início do terceiro semestre no curso.
Voltar para o topo

Conheça os outros programas de pós-graduação sediados no IHAC.

Está com dúvida?

Confira a seção de perguntas e respostas do PPGRI.

Fale Conosco

Entre em contato com a Secretaria do PPGRI