O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da Universidade Federal da Bahia (PPGEISU/UFBA), criado em 2011, é o único do gênero no país e se dedica ao estudo, a pesquisa e à produção científica sobre o objeto complexo que é a instituição universitária. Pretende cobrir importante lacuna na formação de profissionais e na produção de saberes de alta qualidade, com foco na principal instituição de conhecimento da época contemporânea. Com desenho de base interdisciplinar, o programa enfatiza o papel decisivo da Universidade no desenvolvimento das sociedades, seu impacto nos domínios econômico, social, artístico, tecnológico e cultural e seu potencial em constituir importante fator do progresso da educação no seu conjunto. Seu objeto de estudo – a Universidade – é tratado em seus aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, políticos, econômicos, sociológicos, micro ambientais, arquitetônicos, comunicacionais, tecnológicos, educacionais, administrativos e institucionais.

A proposta de criação do PPGESIU surge no contexto de adesão da UFBA ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) o que veio permitir expressiva ampliação de vagas em cursos noturnos e mudanças curriculares em nossa instituição, dentre elas, a introdução de cursos denominados Bacharelados Interdisciplinares (BI), cursos de três anos de duração, em regime de ciclos, compatíveis com o Processo de Bolonha. A proposta político-pedagógica dessa modalidade de curso retoma e atualiza projetos anteriores concebidos pelos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro e materializa um desenho transformador para o ensino superior brasileiro, tendo a articulação entre ensino de graduação e de pós-graduação como um dos seus pilares. Esse pressuposto pedagógico se materializou com a criação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, criado, especialmente para abrigar os BI, e que propiciou o desenvolvimento do PPGESIU.

O PPGEISU iniciou suas aulas no segundo semestre de 2011 com um curso de mestrado acadêmico e, desde então, vem contribuindo de forma decisiva na qualificação interdisciplinar de docentes, pesquisadores e profissionais capazes de pensar ações, estratégias, programas e políticas para as universidades e para a educação superior brasileira, em geral.

O corpo docente do PPGEISU tem origens formativas diversificadas e acolhe, sempre que necessário, outros pesquisadores externos que atuam em co-orientação de trabalhos finais de conclusão e em bancas de avaliação. Os componentes curriculares são igualmente oportunidade para o intercâmbio entre campos de saber e são, em sua maioria, compartilhados por grupos de professores, o que contribui para visões mais panorâmicas dos temas abordados ao longo do percurso de formação dos estudantes. Além disso, os docentes do PPGEISU têm dado contribuição importante para a consolidação do campo de estudos interdisciplinares sobre a educação superior no Brasil, não apenas do ponto de vista teórico conceitual, mas, também, pela atuação marcante de seus docentes na gestão e liderança de instituições federais de ensino, como dirigentes ou membros de Diretorias, Comissões e Grupos de Trabalho.

Quanto aos temas escolhidos para o desenvolvimento das pesquisas, são contempladas questões importantes para o autoconhecimento e melhoria de procedimentos tanto intelectuais, pedagógicos quanto de gestão, em sua maioria, das instituições de origem dos estudantes matriculados e acompanham as mudanças e inovações em curso na universidade brasileira: expansão e interiorização do ensino superior, internacionalização, cursos noturnos e sua clientela, evasão e abandono dos cursos sem diplomação, desempenho acadêmico de estudantes ingressos pela reserva de vagas, políticas de acessibilidade, uso de bases de dados entre estudantes de graduação, patentes e transferência de tecnologia, novas tecnologias na educação superior, universidade e sustentabilidade, perfis de estudantes dos institutos tecnológicos, relações e práticas docentes no ensino superior, comunicação científica, estão entre os temas contemplados pelos estudos finalizados ou em curso. A finalização desses trabalhos e sua difusão, além do ganho que representam para as instituições envolvidas, contribuirão para dar sustentabilidade aos processos de mudança e inovação da educação superior no Brasil.