Professora da USP realiza palestra sobre interdisciplinaridade

A professora Irene Machado, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), fará uma palestra sobre interdisciplinaridade, no dia 30 de setembro, no encerramento do seminário de auto-avaliação do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, ligado ao IHAC.

O seminário ocorre de 28 a 30 de setembro, das 8 às 12h, no auditório da Faculdade de Comunicação. Os dois primeiros dias serão restritos aos professores do Programa, mas a palestra de encerramento é aberta para todos os interessados.

Antes da palestra da professora Irene Machado, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA, professor Antônio Alberto da Silva Lopes, fará um pronunciamento.

Irene Machado possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (1977), Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1993).

Atualmente é Professora Assistente Doutora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde ministra a disciplina Semiótica da Comunicação na Cultura e orienta pesquisas de mestrado e doutorado. É Editora Científica de MATRIZes, revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP (www.usp.br/matrizes). Como Pesquisadora do CNPq (PQII) desenvolve a pesquisa: “Língua entre linguagens: a argumentação gráfica na comunicação científica”, além de coordenar o Projeto “Semiosfera: Espaços Semióticos Compartilhados” www.usp.br/semiosphera ( Edital Universal do CNPq, 2005).

Foi professora do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1998 a 2005, onde ministrou disciplinas e orientou teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de semiótica da cultura. Criou o Projeto Editorial de “Galáxia: Revista Transdiciplinar de Comunicação, Semiótica, Cultura” e foi Editora Científica dos sete primeiros números. Coordenou o NP Semiótica da Comunicação (Intercom, 2001-2006).