PAF 3 sedia encontro sobre crítica cultural

Nos dias 27 e 28 de abril, das 19h às 21h30, no auditório do PAF-III, ocorre o IV Encontro de Crítica Cultural: estudos sobre o intelectual (leia programação abaixo). Um dos palestrantes é o professor Leandro Colling, do IHAC, que vai tratar sobre o que é ser um intelectual queer.

A atividade é promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. O grupo é constituído por estudantes de graduação que, sob a tutoria do professor doutor Antonio Marcos Pereira, desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Esse evento, que dá continuidade a uma série de trabalhos programados pelo PET, consiste na apresentação de comunicações, atividades culturais e debates relacionados ao tema. Já em sua quinta edição, trata-se de uma das iniciativas mais longevas e consistentes no trabalho do grupo, e conta com a participação e o envolvimento de vários colegas professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e convidados de outras instituições.

“Desde a última edição estamos nos esforçando para incrementar a audiência dos eventos promovidos pelo grupo, na tentativa de garantir a toda a comunidade acadêmica a oportunidade de participar dos debates e do enriquecimento propiciado por tais situações amplificadoras da interação intelectual; além disso, deslocamos nossa agenda em grande parte para o turno noturno, buscando contribuir com o fomento a atividades nesse horário e com a formação dos estudantes do noturno também, que não podem ser privados sistematicamente da exposição a eventos dessa natureza”, disse Pereira.

As inscrições são gratuitas (realizadas pelo email petletrasufba@gmail.com) e geram para os alunos certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão, que podem ser utilizados como carga horária de atividades complementares.

IV Encontro de Crítica Cultural: estudos sobre o intelectual

Auditório do PAF-III, 19:00-21:30

27 de abril, terça-feira, 19:00

Apresentação/ abertura do evento

Mesa: A figura do intelectual na pós-modernidade

Coordenação: Lucas Santos (Bolsista do Pet-Letras)

Profª. Drª. Evelina Hoisel – Atuações de um intelectual hoje

Prof. Me. Antonio Eduardo Laranjeira – O intelectual em tempos de pós-crítica

Profª. Dr. Leandro Colling – O intelectual queer

Profª. Drª. Sandra Siqueira – O intelectual popular

Debate

28 de abril, quarta-feira, 19:00

Mesa: Estudos sobre o intelectual

Coordenação: Antonio Marcos Pereira (Tutor do Pet-Letras)

Jamille Maria Assis – José Miguel Wisnik: um mestre cantor na crítica acadêmica

Laís de Pinho Dias – Luiz Costa Lima e o sistema intelectual brasileiro

Elízia de Argolo Benício – Margens/Márgenes e a atuação editorial de Silviano Santiago

Priscylla Alves Campos – Conferências, entrevistas e blog: a atuação do intelectual Affonso Romano de Sant’Anna

Ana Dumas – Intelectual nos espaços deslocados: minhas vivencias e práticas

Debate