Música

A área de concentração em Música não será ofertada no semestre 2010.2. Será ofertada a partir do semestre 2011.1. Segundo o professor Lucas Robatto, a Escola de Música não ofertará a área nesse momento porque as suas disciplinas são ofertadas anualmente, impossibilitando o aluno de se matricular em disciplinas nucleares. Outro motivo peculiar é que todos os cursos de música estão em reforma curricular, o que dificulta a integração das unidades e, consequentemente, o andamento do projeto da área de concentração. No momento, a área de concentração só tem um currículo aprovado e estão pendentes todos os outros projetos na Câmara de Graduação.

O acordo feito com a Escola de Música foi, da mesma, oferecer, nesse segundo semestre, ou seja, 2010.2, componentes curriculares com carga horária alta e laboratórios que sirvam de preparação para que o egresso possa fazer o exame de admissão e obtenha êxito. “O que será oferecido é uma preparação do que vem a ser a Escola de Música. A proposta, que não está fechada, é de oferecer módulos que tratarão de diversos assuntos, como curso de instrumento, percussão, de prática performática, enfim. A idéia é que, por um lado, os interessados conheçam a Escola de Música, por outro lado, a Escola de Música conheça os interessados”, disse Lucas.

Em 2011.1, já na Área de Concentração em Música, os alunos terão componentes que são comuns a todos os cursos de graduação da Escola.

O curso de Música é extremamente caro e personalizado. As salas são compostas com até seis discentes em cada turma e o aluno tem 40 minutos de aula individual com o professor que o acompanha em todo o percurso do curso. É preciso que o docente e o discente tenham um bom entendimento. Então, o processo seletivo de imediato pode causar problemas pelo fato do não conhecimento do curso, o que ocasiona atualmente muita evasão. Esse processo de conhecimento, através da área de concentração, evitará a evasão e fará com que o aluno passe a se definir no curso.

A área de concentração irá permitir que, antes de optar por um curso em Música, o aluno escolha com maior segurança, pois as diferenças entre os cursos de graduação Canto Lírico, Instrumento, Composição e Regência, Música Popular e Licenciatura em Música são enormes.

Vale ressaltar que, como não se trata de uma área de concentração no semestre 2010.2, isso não impossibilitará do aluno de se matricular em uma área e realizar o curso preparatório de música durante o mesmo período.

O curso será na Escola de Música, provavelmente no turno matutino ou vespertino. Está totalmente descartada a idéia do horário noturno.