IHAC promove curso de extensão sobre Ordem Mundial Contemporânea

A professora Elsa Kraychete e o professor Marcos Guedes, ambos do IHAC, coordenam o projeto de extensão sobre Temas Especiais da Ordem Mundial Contemporânea, que é oferecido a todos os alunos da UFBA e também a profissionais que não pertencem aos quadros da Universidade.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria do IHAC. O curso será realizado no IHAC, no período do dia 22 a 26 de fevereiro, das 18h30 às 20h30.

O curso tem como objetivo apresentar e debater temas candentes da agenda internacional contemporânea, com leituras construídas a partir da perspectiva de uma região periférica. Segundo a professora Elsa Kraychete, uma das coordenadoras do curso, a idéia de realizar evento durante as férias vem do desejo de atender, especialmente, aos alunos do turno noturno que trabalham e no decorrer do semestre não encontram horários para freqüentar atividades similares.

O curso contará com os seguintes convidados e temas:

No primeiro dia, a convidada é Andréa Ventura, doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo). Ela abordará o tema: O protocolo de Kyoto no Brasil: política e mercado na pauta ambiental.

No dia 23 de fevereiro, João Tude, professor da Universidade Federal de Alagoas, doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia e pesquisador do Labmundo, tratará do tema Novos atores e cooperação na cena internacional: a ajuda Norte Sul.

No dia 24 de fevereiro, Elga Lessa, mestranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia, abordará o tema A agenda étnica internacional e a questão indígena na Bolívia.

No dia 25 de fevereiro, Carlos Roberto Milani, doutor em Estudos do Desenvolvimento/École des Hautes Études en Sciences Sociales, professor do IHAC e coordenador do Labmundo, tratará sobre a seguinte questão: Qual o papel para os movimentos sociais e as ONGs no mundo das relações internacionais?