IHAC aprova três áreas de concentração dos BIs

A Congregação Ampliada, órgão máximo de deliberação do IHAC, aprovou, na última terça-feira, dia 20 de outubro, as três primeiras áreas de concentração que poderão ser oferecidas aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares (Bis) do Instituto. São elas:  Políticas e gestão culturais, Relações Internacionais e Estudos Urbanos.

As áreas de concentração começam a ser oferecidas a partir do segundo semestre de 2010, quando os primeiros alunos do Instituto estarão ingressando no quarto semestre dos BIs. Cada uma das áreas vai oferecer componentes curriculares obrigatórios e optativos. A depender dos projetos, vários componentes poderão ser cursados em outras unidades da UFBA, que estão sendo parceiras na criação dos projetos.

Caso o aluno não queria optar por uma das áreas de concentração, ele poderá cursar a chamada “grande área” de cada BI e receberá um diploma de, por exemplo, Bacharel Interdisciplinar em Humanidades. No caso do aluno desse BI optar por uma área de concentração, ele receberá um diploma de Bacharel Interdisciplinar em Humanidades, com área de concentração em Relações Internacionais.

Outras áreas ainda serão criadas até o final desse ano. Na reunião, a Congregação decidiu que novas propostas podem ser apresentadas até dia 1º de dezembro de 2009, data da última reunião ordinária do ano. As propostas devem ser enviadas para a lista de mails dos docentes e para a representação discente.

A partir de agora, os professores que apresentaram as áreas aprovadas irão melhorar os projetos. Um das ações será a de pensar em interfaces entre as três áreas.

A área de Políticas e Gestão Culturais foi apresentada pelos professores Paulo Miguez, Carlos Bonfim, Albino Rubim e Adalberto Santos. Relações Internacionais foi apresentada pelos professores Carlos Milani, Marcos Guedes e Elsa Kraychete. Já Estudos Urbanos teve como autores os professores Joaquim Neto, Milton Júlio e Fernando Ferraz.