Estudos de gênero

A área de concentração em Estudos de Gênero, oferecida para os alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, é um projeto do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre as Mulheres (NEIM), da Faculdade de Filosofia, cuja proposta foi feita em parceria com o Departamento de Ciência Política.

A área tem uma carga horária de 1320 horas, pois tem 816 horas de componentes obrigatórios, restando 504 horas para optativas. Iole Vanin explicou que os discentes terão três caminhos a seguir dentro da área de concentração: seguir a área de concentração Estudos de Gênero, ingressando na Graduação Linear de Estudos de Gênero e Diversidade ou no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo.

“Nós pensamos também no mercado de trabalho, mas além da questão do mercado de trabalho, os alunos terão a oportunidade de entrar no nosso curso de progressão linear, tanto que nossas disciplinas, todas, estão vinculadas com a graduação, ou seja, Gênero e Diversidade, e há também a possibilidade, através de seleção pública, de entrar no mestrado e no doutorado. Pensando nisso e em todo esse contexto, nós achamos que existem disciplinas para pensar essa formação, que é uma formação específica. Além disso, quem fizer a opção pelo curso de Estudos de Gênero e Diversidade com concentração em Políticas Públicas, um curso de progressão linear na UFBA, sob a responsabilidade da equipe do NEIM, terá dois anos e meio para concluir o curso, já que essas disciplinas são obrigatórias no curso de progressão linear e as outras disciplinas, que serão oferecidas como optativas, poderão ser aproveitadas na graduação ‘tradicional’”, disse Iole.

Espera-se do egresso que, ao concluir o BI em Humanidades com área de concentração em Estudos de Gênero, esteja apto a atuar no mercado de trabalho, como profissional qualificado, individualmente ou em equipes multidisciplinares, em cooperativas, associações, sindicatos, empresas privadas ou públicas auxiliando tanto no planejamento como execução de atividades, ações, projetos, programas de desenvolvimento que envolvam a abordagem de gênero e suas interseccionalidades, atendendo a uma demanda por profissionais especializados  no Brasil.

O curso terá ingresso anual e duração de três semestres. Tanto o curso de progressão linear quanto a proposta do BI são noturnos, com oferecimento de disciplinas no turno vespertino e noturno. Serão disponibilizadas 50 vagas, que serão dividas em dois semestres. As disciplinas já serão oferecidas em 2010.2. As optativas podem ser oferecidas para as outras áreas de concentração do BI de Humanidades.