Escrita Criativa

O projeto pedagógico da Área de Concentração em Escrita Criativa foi criado pelo Instituto de Letras e está sendo oferecido para os alunos dos Bacharelados Interdisciplinares em Artes e Humanidades.

O curso é voltada para a criação, ou seja, para a percepção de literatura como arte e, nesse aspecto, privilegiar o saber. A proposta é brincar com a as palavras, fazer dela um objeto de arte, seja um conto, um poema, uma peça teatral, fazer perceber a palavra como uma espécie de jogo de montar.

“A Área de Concentração Escrita Criativa é a proposta de tocar a zona do sagrado da palavra que existe em cada um de nós e descobrir talentos para criar. Pode a pessoa enveredar por esta área de concentração no sentido de criar, construir seus livros de poesias, de contos e também aquele que gosta de ensinar, que vai um dia fazer uma formação pedagógica para ser professor, um modo de saber lidar com o aluno que vai escrever”, disse Antônia Herrera.

Serão três semestres com carga horária total de 1200 horas, 476 horas de componentes obrigatórios (sete), 544 horas de componentes optativos (oito) e 180 horas de atividades complementares. Os componentes obrigatórios dividem-se em cinco, pertencentes à área de Criação Literária, e dois que objetivam auxiliar na preparação e na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

O Instituto de Letras, através do Colegiado da Área de Concentração Escrita criativa, oferecerá, anualmente, nos turnos vespertino e noturno, respectivamente, 25 e 50 vagas, totalizando 75 vagas.

O aluno que optar por disciplinas de Língua Estrangeira deverá comprovar proficiência na língua, através de teste de nivelamento, ou ter cursado os pré-requisitos. Todos os alunos que optarem pela área poderão ingressar desde que o número de inscritos não exceda o número de vagas. Caso o número de inscritos exceda o de vagas, a classificação será feita a partir do escore.

O aluno terá a titulação de Bacharel em Artes ou Humanidades, área de concentração Escrita criativa.