Aprovada mais uma área de concentração no IHAC

A Congregação Ampliada do IHAC aprovou mais uma área de concentração a ser ofertada aos alunos de três Bacharelados Interdisciplinares (Humanidades, Artes e Ciência e Tecnologia). Trata-se da área de Artes e Tecnologias Contemporâneas, proposta pelos professores Antonio César, Ivani Santana, Karla Brunet, Luiz Alberto, Márcio Luis e Messias Bandeira.

Essa área de concentração promoverá um espaço para formação e/ou atualização dos alunos nas novas configurações artísticas e estéticas contemporâneas relacionado com os sistemas e mídias digitais e deverá direcionar as artes com mediação tecnológica. O curso objetiva a formação tanto de artistas como de profissionais na parte de desenvolvimento e suporte técnico em computação, elétrica, rede, entre outros.

De caráter transversal, contará com componentes curriculares e disciplinas existentes em outras unidades da UFBA. Os componentes curriculares obrigatórios em todos os semestres possibilitarão a fundamentação e capacitação técnica de base do aluno e, por meio das optativas, eles poderão direcionar para o campo artístico de interesse e desenvolver projetos artísticos nas seguintes vertentes:

Interatividade sonora e visual para espetáculos cênicos e instalativos para qualquer campo das artes e para as novas emergências;

Desenvolvimento e aplicabilidade de sistemas virtuais (animação, digitalização demovimento – motion capture -, games, realidade virtual, second life, webarte etc.);

Aplicabilidade de dispositivos interativos por meio de sensores (de movimento, de presença, de aceleração, de flexão, sônico, infra-vermelho etc) para espetáculo cênico, instalação, sistemas de rede (telemática, web arte etc.) e para as novas emergências;

Desenvolvimento e aplicabilidade de tecnologias de informação e comunicação (artes telemáticas – realizadas em espaços distintos geograficamente interligados por rede de informação, artes para GPS, 3G, tecnologia móvel);

Audiovisual para diversos suportes (videoarte, videoinstalação, videodança, vídeo para ipod, celular, Internet e TV digital etc.);

Processamento em música e em imagem (edição, montagem, engenharia de som, etc);

Estudos teóricos e análise crítica sobre configurações artísticas emergentes (nanoarte, arte transgênica, bioarte etc.).

A formação por essa área de concentração será a primeira graduação em instituição de ensino federal brasileira a oferecer uma formação engajada totalmente no campo das artes concebidas com mediação das tecnologias digitais avançadas.

Esta é a quarta área de concentração já aprovada pela Congregação. As outras três foram: Políticas e gestão culturais, Relações Internacionais e Estudos Urbanos. Leia mais em aqui.