NUCUS/UFBA lança chamada pública para integrantes de nova linha de pesquisa e extensão

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (NUCUS), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA, convida a comunidade acadêmica, movimentos sociais, pesquisadorxs, ativistas e coletivos negrxs e LGBTs para participar da primeira reunião da nova linha de pesquisa em “Processos de subjetivação, raça, gênero e sexualidade”, a ser realizada no próximo dia 22 de março, sexta-feira, às 14h, na sala 307 do PAF-V (Campus Ondina).

A nova linha de pesquisa foi aprovada por aclamação na última reunião do NUCUS, realizada em fevereiro de 2019. Sob coordenação dos pesquisadores Julio Cesar Sanches (UFRJ/UFBA) e Matheus Santos (UNEB/UFBA), a ementa da linha diz que “acolhe reflexões sobre os processos de subjetivação da contemporaneidade capazes de forjar identificações raciais, sexuais e de gênero, problematizando essas dimensões a partir da chave de leitura sobre as biopolíticas e governamentalidades exercidas na era neoliberal”.

Na primeira reunião, os coordenadores pretendem desenvolver coletivamente um calendário de atividades que serão realizadas em 2019. As ações da linha devem envolver desde a leitura de textos, debates, eventos científicos e culturais, até a exibição de filmes e documentários pertinentes às temáticas raciais, sexuais e de gênero. “Nossa intenção é tencionar ainda mais os debates sobre racismo, genocídio da população negra, produção de subjetividades subalternizadas e conservadorismos. Queremos mobilizar um amplo debate dentro e fora da universidade”, assinala Julio Cesar Sanches.