José Aurivaldo Sacchetta Ramos Mendes

Docente

Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. Docente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UFBA) e no Programa de Pós-Graduação em Direito (UFBA). Pós-Doutor em Filosofia e Teoria do Direito (Universidade de São Paulo) e História e Civilização (European University Institute, Florença, Itália). Doutor em História Social (USP). Graduado em Direito (USP) e Filosofia (USP). Visiting Scholar no Center for Brazilian Studies (Columbia University, Nova York, EUA). Bolsista do Instituto Camões (Lisboa, Portugal). Foi vice-diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFBA), coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades; jornalista e editor de política externa e cultura (Folha de S. Paulo e Revista Veja); editor de periódico acadêmico e coordenador de Iniciação Científica em Direito. Como pesquisador, trabalha com História, Direito e Relações Internacionais nos temas de imigração, etnicidade e relações luso-afro-brasileiras. É pesquisador no Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo/UFBA) e pesquisador associado ao Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER/USP).

ID Event Name Duration Start Date
Apartheid-Antiapartheid-ordenamento-racista-da-África-do-Sul-e-ativismo-internacional-pela-sua-derrubada Apartheid-Antiapartheid 96 Hours 24 de janeiro de 2019