Como escolher os seus Componentes Curriculares

PLANO DE MATRÍCULA - SEMESTRE 2017.2

1. CRONOGRAMA

Etapa de matrícula Período Natureza de vagas
WEB 15 a 19/09 Apenas vagas disponíveis pelo colegiado de cada BI, exceto as vagas destinadas às áreas de concentração
Presencial 21, 22, 25 e 26/09 Apenas vagas disponíveis pelo colegiado de cada BI remanescentes da etapa WEB, acrescidas das vagas destinadas às áreas de concentração
Ajustes de matrícula (via WEB) 27 e 28/09 Vagas disponíveis entre os cursos dos BI
29/09 a 04/10 Vagas disponíveis de todos os cursos da UFBA

1. MATRÍCULA WEB

No período de 15 a 18/09/2017 TODOS OS ESTUDANTES, EXCETO OS INGRESSOS POR VAGAS RESIDUAIS/TRANSFERÊNCIA INTERNA, deverão solicitar a inscrição em componentes curriculares através do Sistema Acadêmico (SIAC).

No dia 20/09/2017 TODOS OS ESTUDANTES, EXCETO OS INGRESSOS POR VAGAS RESIDUAIS/TRANSFERÊNCIA INTERNA, deverão conferir no Sistema Acadêmico (SIAC) o resultado de sua solicitação.

P.S. 1: A solicitação do componente curricular, por si só, não garante a inclusão dele na matriz do estudante.

P.S. 2: Solicitações de componentes em DEMANDA EXTRA não serão processadas e não configuram sua inclusão na matriz do estudante.

1. MATRÍCULA PRESENCIAL

A matrícula presencial ocorrerá nos dias 21, 22, 25 e 26/09/2017. Esta fase contemplará APENAS:

• Estudantes ingressos em áreas de concentração;
  • Prováveis concluintes;
  • Estudantes veteranos que não fizeram matrícula WEBe/ou que não foram contemplados com componentes curriculares na WEB.

O critério para atendimento será por curso e por coeficiente global de rendimento do estudante, conforme datas e horários descritos a seguir.

O/a estudante que, por algum motivo, não puder comparecer na etapa presencial deverá constituir procurador, através de documento próprio, cujo modelo consta no link goo.gl/vzfeHV, sendo suficiente que esse documento esteja acompanhado de cópia do RG do interessado e do procurador, sem necessidade de autenticação ou reconhecimento de firma.

P.S. 1: O estudante que não fizer matrícula web e/ou presencial ficará impedido de participar das rodadas de ajuste;

P.S. 2: A abertura de processo de matrícula fora do prazo será feita EXCLUSIVAMENTE por motivo de saúde ou motivo de força maior, devidamente comprovados.

Programação:

Dia 21/09 (quinta-feira) – atendimento presencial

Das 14h às 21h
Estudantes ingressos em área de concentração (todas as áreas).

Dia 22/09 (sexta-feira): atendimento presencial

Das 14h às 21h
 Estudantes prováveis concluintes (todos os cursos).

Dias 25 e 26/09 (segunda e terça-feira): atendimento presencial

Das 14h às 21h
Estudantes veteranos que não fizeram matrícula WEB e/ou não foram contemplados com componentes curriculares na WEB (todos os cursos).

1. INSCRIÇÃO EM ACCS

O processamento de matrículas em Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCs) ocorrerá INTERNAMENTE, nos dias 25 e 26/09/2017. Serão processadas apenas as inscrições em ACCs dos estudantes constantes nas listas encaminhadas pelo professores coordenadores dos componentes ao endereço sig.ihac@ufba.br, até o dia 26/09/2017.

P.S. 1: A matrícula será realizada em estrita observância a existência da(s) vaga(s) disponível(eis) no Sistema Acadêmico (SIAC).

P.S. 2: Nos casos em que o professor coordenador da ACCs não envie a lista dos estudantes a serem contemplados com a vaga, a solicitação de matrícula deverá ser efetuada na etapa de ajustes web.

1. ESTUDANTES SELECIONADOS POR VAGAS RESIDUAIS/TRANSFERÊNCIA INTERNA

O processamento de matrícula dos estudantes selecionados através de vagas residuais e transferência interna ocorrerá INTERNAMENTE, nos dias 25 e 26/09/2017, sendo incluídos de 01 a 03 componentes curriculares à sua matriz, com prioridade para os componentes obrigatórios. No período de ajustes de matrícula, esse estudante deverá acessar o Sistema Acadêmico (SIAC) para, através dele, incluir os componentes curriculares de acordo com seu interesse e disponibilidade de vagas.

1. AJUSTES DE MATRÍCULA

Esta etapa contempla estudantes que tiveram a matrícula WEB confirmada e/ou participaram da etapa presencial.

NÃO PODERÁ participar da etapa de ajustes:

• Quem não realizou matrícula WEBe nem compareceu à etapa presencial;
  • Aquele que não está inscrito em nenhum componente curricular.

Todo o ajuste de matrícula será realizado EXCLUSIVAMENTE através do Sistema Acadêmico (SIAC) da UFBA, disponibilizado ao estudante. A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) processará as demandas de ajuste dos estudantes, diariamente, no período matutino, quando o SIAC ficará indisponível. Nesta fase será permitido realizar inclusão condicionada, ou seja, o estudante poderá condicionar a exclusão de um componente à inclusão de outro. Ex.: excluir HACA02, se incluir HACB21.

Para solicitação de senha de acesso ao sistema acadêmico o estudante deverá acessar o site www.sius.ufba.br (opção senha dos sistemas web).

Programação:

27 e 28/09/2017  – Primeira fase

Abertura do sistema para solicitação de vagas disponíveis destinada apenas para a troca de componentes curriculares entre os cursos dos Bacharelados Interdisciplinares;

Processamento das solicitações de ajuste e divulgação dos resultados no período matutino.

29/09 a 04/10/2017  – Segunda fase

Abertura do sistema para solicitação de vagas disponíveis para os colegiados, independentemente de terem sido destinadas aos cursos dos Bacharelados Interdisciplinares;

IMPORTANTE: não serão realizados ajustes de matrícula em vagas negociadas diretamente entre estudantes e/ou professores, colegiados e departamentos de outras Unidades Universitárias.

Quaisquer dúvidas ou maiores orientações deverão ser sanadas junto à Coordenação do Colegiado do seu curso.

COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.

Vídeo realizado pela Rede SOS IHAC