IHAC/UFBA participa da criação do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa

Uma rede colaborativa de pesquisadores e instituições de pesquisas de todo o Brasil se reúne este mês para formalizar a criação do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, área que combina medicina convencional e abordagens complementares e integrativas com base em evidências científicas. Mais de 300 pesquisadores de 58 universidades públicas e privadas de todo o Brasil, que possuem produção científica na área, irão trabalhar juntos com instituições internacionais de pesquisa para ampliar e divulgar a sistematização de evidências científicas para profissionais de saúde, gestores e população em geral. A professora do IHAC Anamelia Franco integra hoje a primeira diretoria do Consórcio que atuará no período de 2018 a 2020.

O Consórcio brasileiro está vinculado à Rede Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas das Américas (Rede MTCI Américas), que integra 14 países em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, o consórcio tem como missão aumentar a visibilidade e o acesso às evidência científicas, além de articular e apoiar pesquisas, editais e estratégias de qualificação da saúde integrativa nacional e internacionalmente.

Atualmente no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC a saúde integrativa está inserida na formação de seus estudantes através de componentes curriculares como “HACA50 – Racionalidades em Saúde: sistemas médicos e práticas alternativas” – componente pioneiro na graduação – que apresenta a estudantes da área de saúde a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. O Instituto promove também a Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) “HACD26 – Ações Interdisciplinares em Práticas Integrativas e Interdisciplinares” e abriga a Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares – LAPICS, reconhecendo a importância destas práticas para a formação em saúde.

Para saber mais sobre Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa clique aqui.