IHAC/UFBA emite Nota de Pesar pelo falecimento do Professor Luiz Roberto Szabo

Universidade Federal da Bahia

Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos

NOTA DE PESAR

É com pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Luiz Roberto Szabo, esposo da professora do IHAC/UFBA Ana Lúcia Lage. Expressamos nossas sinceras condolências a familiares e amigos do Prof. Luiz Roberto Szabo.

Luiz Roberto Szabo foi docente da Escola Politécnica da UFBA e um dos pioneiros da Internet no Brasil. Seu trabalho foi decisivo para a comunidade relacionada às tecnologias da informação na Bahia, com repercussões em inúmeros setores de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil.

A cerimônia de cremação será realizada nesta quarta-feira (26.06.19), às 11 horas, no cemitério Jardim da Saudade.

Confira, a seguir, a mensagem da Professora Ana Lúcia Lage.

Salvador-BA, 25 de junho de 2019.

Prof. Messias Guimarães Bandeira
Diretor do IHAC

Profa. Marise Berta
Vice-Diretora do IHAC/ Diretora em Exercício

Prof. Daniel Maurício de Aragão
Coordenador Acadêmico – IHAC

Mensagem da Professora Ana Lúcia Lage

Luiz Roberto Szabo era um pioneiro e visionário. Nos primórdios da Internet no Brasil, lutou dentro do sistema Telebras pela implantação da oferta comercial de acesso aberto à população (na época, visto com resistência por “canibalizar” a telefonia!) e implantou sistemas de banda larga e de transmissão de vídeo (do carnaval da Bahia) na Internet, os primeiros da América Latina. Foi professor da Escola Politécnica da UFBA e sempre acreditou no nosso talento jovem. Fundou e foi Diretor Técnico por 10 anos do Instituto Recôncavo de Tecnologia, credenciado pelo MCTI pela Lei de Informática para produção de inovação, chegando a coordenar o trabalho de 100 pesquisadores que produziram inúmeras patentes. Nos últimos anos dedicou-se a desenvolver um simulador de inteligência artificial, parte de sua tese de doutorado inacabada. Acima de tudo, foi um pai dedicado, companheiro afetuoso, amigo para todas as horas.