IHAC sediará diversas atividades do Congresso da UFBA 2018

O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), instalado provisoriamente no PAF V, do Campus de Ondina, sediará diversas atividades que serão realizadas ao longo dos três dias (16, 17 e 18) de programação do Congresso da UFBA 2018.

Nesta quarta-feira (17), às 18h30, por exemplo, o Diretor do IHAC, professor Messias Bandeira, acompanhado de membros da UFBA e de outras universidades, promoverão, no auditório 2 do PAF V, um debate acerca das “experiências e horizontes em ensino, pesquisa, extensão e inovação acadêmica” durante os quase 10 anos de existência do IHAC. A instituição, que abriga os bacharelados interdisciplinares da UFBA, celebrará, no próximo dia 03 de novembro, uma década desde que foi inaugurada.

Além de debates, o IHAC sediará oficinas, exposições e intervenções artísticas, entre outras atividades, também como parte do Congresso da UFBA 2018. Em função disso, as aulas, como já estava previsto no Calendário Acadêmico, estarão suspensas nos dias 17 e 18 de outubro.

Programação dos debates no IHAC nesta quarta-feira (17)

Congresso

Realizado pela primeira vez em 2016, o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA constitui-se como um espaço de reflexão ampliada e aprofundada sobre a Universidade, sobre suas heranças e perspectivas e seu papel social, favorecendo o estabelecimento de políticas mais bem definidas para as diversas dimensões da UFBA, enquanto instituição pública, gratuita, de qualidade e marcada por forte compromisso com a sociedade.

O tema deste ano traz a seguinte indagação: “E agora, Brasil? A Universidade e os desafios desses novos tempos”. A discussão, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro, girará em torno da necessidade de mobilizar e inspirar a construção de reflexões e debates sobre o papel da Universidade e seus atores nos dias presentes.  Por isso mesmo, a atual configuração política do cenário brasileiro e mundial norteará várias mesas.

A abertura acontecerá na noite desta terça-feira (16), às 18 horas, no Teatro Castro Alves, com apresentação da Orquestra Sinfônica da UFBA e conferência do professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Muniz Sodré, intitulada “Um olhar para a importância das instituições públicas na cultura e na pesquisa”. Ainda na ocasião, será homenageado o Mestre Moa do Katendê, assassinado na noite de 7 de outubro, num episódio brutal de intolerância política que repercutiu dentro e fora do país.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro, no limite da ocupação do auditório, valendo lembrar que a pontualidade é requisito importante em eventos no Teatro.

Mais detalhes sobre o Congresso da UFBA, a exemplo de sua programação completa, podem ser conferidos no site do evento: http://www.congresso2018.ufba.br/.