I Encontro de Selos de Música Experimental movimenta cena independente de Salvador entre os dias 25 e 27 de outubro

Músicos, compositores, programadores, pesquisadores e curiosos participam entre os dias 25 e 27 de outubro, em Salvador, do I Encontro de Selos de Música Experimental ≈ Tecnologias Sustentáveis para Música Móvel. Diversos coletivos do cenário nacional estarão reunidos para produzir, debater e refletir sobre a economia criativa de selos e as tecnologias desenvolvidas para sua sustentabilidade e ainda trocar experiências e compartilhar práticas relativas à cadeia de produção, divulgação e distribuição de música experimental independente.

O encontro traz uma vasta programação que ocupará a Universidade Federal da Bahia (campus de Ondina) e a Casa Preta Espaço de Cultura (Dois de Julho) com oficinas, debate, shows, feira e laboratório criativo.

25 de outubro – “Música, ativismo e feminismo” será o tema da oficina ministrada por Isabel Nogueira (Medula – Porto Alegre/RS) no dia 25 de outubro, às 14h.

No mesmo dia, a partir das 19h, acontece o debate sobre “Redes de Música Experimental: produção, distribuição e sustentabilidade”, com participação de Jean Souza (Sattvaland Records – Salvador/BA), Sanannda Acácia (Seminal Records – Rio de Janeiro/RJ), Luciano Matos (El Cabong – Salvador/BA) e mediação de Cristiano Figueiró (IHAC/UFBa – Salvador/BA).

26 de outubro – Yuri Bruscky (Estranhas Ocupações – Recife/PE) e Fabiano Pimenta (Música Insólita – Belo Horizonte/MG) ficarão responsáveis, no dia 26 de outubro, pela oficina “Ruídos e Traquitanas: tecnopoéticas do som nas práticas artísticas contemporâneas”, a partir das 9h. As oficinas e o debate serão realizados no IHACLab-i, localizado no PAF 5 do Campus de Ondina da UFBa. As atividades são abertas ao público, com inscrições gratuitas no local e participação sujeita à lotação do espaço. Certificados serão enviados posteriormente por e-mail.

26 e 27 de outubro – Artistas dos 16 selos e coletivos se apresentarão,  nas noites dos dias 26 e 27 de outubro, em duos e trios especialmente formados para o encontro em shows que acontecerão na Casa Preta (Dois de Julho). O evento ainda contará com uma feira com materiais produzidos pelos selos e coletivos, como CDs, vinis, k7, fanzines, livros, camisetas e outros. O acesso aos shows e à feira é gratuito.

Em paralelo às atividades de livre acesso ao público, os artistas convidados estarão imersos em um laboratório criativo, onde serão criadas cenas musicais através de sessões de produção colaborativa. As cenas serão disponibilizadas gratuitamente pelo ESMERIL – aplicativo desenvolvido em software livre pelo artista e programador Bruno Rohde para distribuição de cenas musicais – que será lançado no último dia do evento. O aplicativo ESMERIL é um reprodutor de músicas expandido que possibilita ao usuário escutar composições existentes e também interagir com essas composições alterando parâmetros de reprodução.

Atividade de extensão

O evento busca unir a experiência acumulada dos selos e coletivos de música experimental independente às possibilidades do uso e desenvolvimento de tecnologias livres para a criação artística. O projeto é uma atividade de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBa) e tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Síntese

O quê: I Encontro de Selos de Música Experimental ≈ Tecnologias Sustentáveis para Música Móvel

Quando: 25 a 27 de outubro

Onde: Salvador, BA