Pós-graduação

PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE

O Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, ao desenvolver potencialidades já inscritas no passado e no presente da Universidade Federal da Bahia, desde o ano de 2005 busca principalmente qualificar recursos humanos na área da cultura, em um patamar de pós-graduação, objetivando atender a demanda social de pesquisadores, professores e profissionais nessa área específica. Nesse sentido, a qualificação almejada pressupõe não apenas atividades de ensino mas também a construção de um lugar institucional de pesquisa em cultura, em seu sentido geral e integrado, articulado a outros Programas disciplinares e especializados já existentes na UFBA.
Conceito CAPES (mestrado e doutorado): 4

Área de Concentração: Cultura e Sociedade
A área de concentração em “Cultura e Sociedade” compreende os mais diversos tipos de pesquisa sobre expressões, práticas ou instituições culturais que levem em conta os contextos sociais de sua emergência, afirmação e desenvolvimento. Abrange tanto os estudos desenvolvidos segundo uma perspectiva histórica quanto as investigações atentas às tendências características da atualidade e abarca tanto a descrição e a análise de movimentos, formas e eventos culturais inscritos nos quadros hegemônicos da cultura, quanto o estudo daqueles processos e produtos que se definem por uma dinâmica de experimentação ou contestação.

Linha de Pesquisa 1: Cultura e Desenvolvimento
Agrega e estimula os estudos voltados à compreensão das complexas relações entre cultura, sociedade e desenvolvimento. Busca-se investigar as múltiplas conexões entre desenvolvimento da sociedade e cultura, bem como a cultura como elemento essencial para o desenvolvimento. Através da inscrição contextual da cultura, esta linha acolhe estudos acerca dos ideários, formulações, valores, políticas, instituições, gestão, financiamento, preservação, disseminação, divulgação e consumo envolvidos na interação cultura e desenvolvimento.
Nesta linha estão situadas, por exemplo, as investigações sobre: Políticas Culturais, Economia da Cultura, Gestão Cultural, Estudos da Festa, Cultura e Cidade.

Linha de Pesquisa 2: Cultura e Identidade
Reúne estudos sobre as formas sociais de afirmação identitária, bem como estudos sobre as formas estereotipadas de representação da identidade, tendo em vista seus aspectos simbólicos, imaginários ou ideológicos. Nela são acolhidos projetos voltados à descrição e análise de construções discursivas e imagéticas relacionadas a critérios como gênero, atividade, nacionalidade, regionalidade, etnicidade ou religiosidade.

Cursos
Mestrado – 20 vagas
O curso de Mestrado tem por objetivo iniciar a formação de seus alunos nas atividades de pesquisa e docência. É um curso de natureza acadêmica e gratuito. Também é possível a obtenção de bolsas de estudo através das agências que financiam a pós-graduação, tais como: CAPES, CNPq e Fapesb.
O processo de seleção inclui análise de projeto, prova de inglês, avaliação do currículo e entrevista dos candidatos. Atualmente o curso de Mestrado oferece até 20 vagas anuais e tem como Área de Concentração: Cultura e Sociedade. Ao se inscrever o candidato opta e concorre às vagas nas seguintes linhas de pesquisa:
• Cultura e Desenvolvimento
• Cultura e Identidade
O aluno precisa cursar 22 créditos distribuídos dos quais 14 são de disciplinas obrigatórias e 08 são de optativas. Também faz parte da formação do aluno o seu envolvimento com atividades de docência junto a Curso de Graduação. As disciplinas são oferecidas apenas no período vespertino e não há aulas aos sábados. É possível aproveitar créditos de disciplinas de outros programas stricto-sensu reconhecidos pela CAPES.
O Mestrado exige o desenvolvimento de uma dissertação cujo projeto é submetido a um exame de qualificação. A dissertação consiste num trabalho supervisionado que é defendida perante banca constituída pelo professor orientador mais dois membros (um interno e um externo). O prazo para a defesa da dissertação é de 24 meses.

Doutorado – 10 vagas
O curso de Doutorado tem por objetivo dar continuidade na formação de seus alunos nas atividades de pesquisa e docência. É um curso de natureza acadêmica e gratuito. Também é possível a obtenção de bolsas de estudo através das agências que financiam a pós-graduação, tais como: CAPES, CNPq e Fapesb.
O processo de seleção inclui análise de projeto, prova de inglês e de segunda língua estrangeira (francês, italiano ou alemão), avaliação do currículo e entrevista dos candidatos. Atualmente o curso de Doutorado oferece até 10 vagas anuais e tem como Área de Concentração: Cultura e Sociedade. Ao se inscrever o candidato opta e concorre às vagas nas seguintes linhas de pesquisa:
• Cultura e Desenvolvimento
• Cultura e Identidade
O aluno precisa cursar 26 créditos distribuídos dos quais 14 são de disciplinas obrigatórias e 12 são de optativas. Também faz parte da formação do aluno o seu envolvimento com atividades de docência junto a Curso de Graduação. As disciplinas são oferecidas apenas no período vespertino e não há aulas aos sábados. É possível aproveitar créditos de disciplinas de outros programas stricto-sensu reconhecidos pela CAPES.
O Doutorado exige o desenvolvimento de uma tese cujo projeto é submetido a um exame de qualificação. A tese consiste num trabalho supervisionado que é defendida perante banca constituída pelo professor orientador mais quatro membros (dois internos e dois externos). O prazo para a defesa da tese é de 48 meses.

Maiores informações: www.poscultura.ufba.br