painel-bia

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes é um curso de graduação com duração plena que visa agregar uma formação geral humanística, científica e artística ao aprofundamento no campo das artes, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que conferem autonomia para a aprendizagem e uma inserção mais abrangente e multidimensional na vida social. Também tem como objetivo possibilitar ao estudante a aquisição de competências cognitivas e habilidades específicas para o aprendizado de fundamentos conceituais e metodológicos para uma posterior formação profissional e/ou pós-graduação.

  Projeto Pedagógico

Perfil do egresso:

O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Artes é um indivíduo capaz de participar ativamente das diversas etapas da ação artística, dotado de uma compreensão abrangente da problemática das artes nas sociedades contemporâneas, com capacidade de compreender a contribuição de diversas disciplinas do campo científico, das humanidades e das artes na análise das múltiplas dimensões dessa problemática e das respostas sociais que vêm sendo dadas a estes problemas.

Estrutura curricular:

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes é um curso de graduação, oferecido em dois turnos (noturno e diurno), com carga horária total de 2.400 horas e duração mínima de seis semestres. A estrutura curricular do BI-A divide o curso em duas etapas de formação: a Formação Geral e a Formação Específica. Estas etapas de formação são estruturadas hierarquicamente em Eixos, Módulos, e Componentes Curriculares que se distinguem quanto à função que exercem na formação acadêmica dos alunos, e que podem perpassam as duas etapas. Adicionalmente, há o Eixo Integrador que, através das Atividades Complementares, ocorre em paralelo a estas duas etapas de formação, e o Eixo da Orientação Profissional, constituída por ações e atividades em ambas as etapas do curso, e que têm como finalidade oferecer uma visão panorâmica das diversas áreas de investigação, práticas e profissões das artes.

O BI Artes divide a sua estrutura curricular divide-se em cinco Eixos Curriculares: Eixo das Linguagens, Eixo Interdisciplinar, Eixo da Orientação Profissional, Eixo Específico das Artes, e Eixo Integrador. Todos os Eixos são cursados em paralelo, perfazendo um total de 1.924 horas de componentes curriculares e Atividades Complementares, que são complementadas por mais 476 horas de componentes curriculares de livre escolha, perfazendo um total de 2.400 horas distribuídas em uma duração mínima de 6 semestres.

A trajetória do aluno no curso pode seguir duas opções mutuamente excludentes: a) a formação na Grande Área das Artes, correspondente à matriz curricular que será apresentada a seguir. b) a escolha de uma Área de Concentração a ser cursada a partir do 4º semestre do curso. O ingresso em cada Área de Concentração obedecerá a critérios específicos de admissão a serem definidos pela Coordenação da Área, de comum acordo com o Colegiado de curso do BI Artes. Caso o aluno opte por não ingressar em Área de Concentração, automaticamente permanecerá na Grande Área das Artes e não precisará se submeter a eventuais critérios de admissão.

Cinema e Audiovisual

AC do BI em Artes , Áreas de Concentração

Artes e Tecnologias Contemporâneas

AC do BI em Artes , AC do BI em Ciência & Tecnologia , AC do BI em Humanidades , Áreas de Concentração

Escrita Criativa

AC do BI em Artes , AC do BI em Humanidades , Áreas de Concentração

Estudos Coreográficos

AC do BI em Artes , Áreas de Concentração

Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano

AC do BI em Artes , AC do BI em Ciência & Tecnologia , AC do BI em Humanidades , AC do BI em Saúde , Áreas de Concentração

Estudos das Cidades

AC do BI em Artes , AC do BI em Humanidades , AC do BI em Saúde , Áreas de Concentração

Língua, Literatura e Cultura

AC do BI em Artes , AC do BI em Humanidades , Áreas de Concentração

Políticas e Gestão da Cultura

AC do BI em Artes , AC do BI em Humanidades , Áreas de Concentração

Teatro

AC do BI em Artes , AC do BI em Humanidades , Áreas de Concentração