Diálogos Contemporâneos – Conhecimento, Informação e Cultura do Compartilhamento

flyer_dialogos_contemporaneos

Na próxima quarta-feira, 19.10, o Museu de Arte da Bahia irá receber os Professores Nelson Pretto, Marcos Palacios e Messias Bandeira em mais uma sessão do projeto “Diálogos Contemporâneos”. O encontro irá promover um debate acerca das novas formas de produção e difusão do conhecimento, considerando os processos emergentes de circulação da informação nos ambientes digitais. Neste sentido, serão considerados os aspectos relacionados ao trabalho colaborativo, aos dados abertos e à cultura do compartilhamento.

O evento será realizado em alusão ao Dia Internacional do Acesso Universal à Informação (International Day for Universal Access to Information – IDUAI), comemorado em 28 de setembro, conforme estabelecido pela UNESCO. “O dia é de especial relevância para a nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento, e especialmente para a meta 16.10 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 16), que visa a assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais”, preconiza a UNESCO.

Palestrantes:
Nelson Pretto – Professor Titular da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq, conselheiro da SBPC e ex-secretário regional na Bahia da SBPC (2011/2015). Membro da Academia de Ciências da Bahia.

Marcos Palacios – Professor Titular da Facom/UFBA, Doutor em Sociologia pela Universidade de Liverpool. Professor Catedrático Visitante na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal.

Messias Guimarães Bandeira – Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia, e Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. É Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

“Diálogos Contemporâneos”
Data: 19 de outubro, às 18:30
Local: Museu de Arte da Bahia – Corredor da Vitória
Tema: Conhecimento, Informação e Cultura do Compartilhamento