Estudos em Relações Internacionais | IHAC - UFBA

Estudos em Relações Internacionais

Projeto Pedagógico da AC

DURATION:
Três semestres

Address

Universidade Federal da Bahia - UFBA. Rua Barão de Jeremoabo, s/n, PAF-IV, Campus de Ondina. CEP 40170-115 , Salvador-BA   View map

A área de concentração em Estudos em Relações Internacionais constitui-se como uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes do Bacharelado de Humanidades o domínio de conhecimentos pertinentes ao campo das Relações Internacionais, de caráter não-profissional, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos Bacharelados Interdisciplinares, já que se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos do Bacharelado em Humanidades.

De acordo com o Projeto Pedagógico do IHAC, além da Grande Área, o estudante poderá escolher uma Área de Concentração que se organiza “como um conjunto de estudos teóricos e aplicados que tenham coerência interna e estejam a serviço da construção de um perfil acadêmico e/ou ocupacional que se esgota em si mesmo. Dessa forma, não se define a partir do critério de mera antecipação dos estudos básicos de carreiras profissionais e acadêmicas, o que não exclui o cumprimento da função propedêutica de etapa inicial de estudos posteriores. Compõe-se de disciplinas e atividades necessárias ao aprofundamento em campos de saberes e práticas. As Áreas de Concentração poderão incluir um componente curricular sobre a Produção de Conhecimento com conteúdos pertinentes àquele campo. A escolha da Área de Concentração dar-se-á até o início do quarto semestre, quando o aluno formalizará sua opção”.

O presente projeto foi concebido atendendo às determinações gerais do novo Regimento Geral da UFBA que, no Art. 66 (Título VI, cap. I, seção I), estabelece para os currículos quatro princípios básicos: flexibilidade, autonomia, articulação e atualização. Em decorrência, o estudante poderá fazer o seu percurso, optando por ingressar numa área de concentração. A integralização dos Estudos em Relações Internacionais se dará pelo cumprimento de 1200h, distribuídas em três semestres.

Action text

Ingresso