Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano

Projeto Pedagógico da AC

DURATION:
Três semestres

Address

Universidade Federal da Bahia - UFBA. Rua Barão de Jeremoabo, s/n, PAF-V, Campus de Ondina. CEP 40170-115 , Salvador-BA   View map

A Área de Concentração em Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano (AC-ESCH) é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de conhecimentos em aspectos concernentes ao campo da Psicologia, de caráter não-profissional, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a AC não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos dos BIs de Ciência & Tecnologia, Saúde, Humanidades e Artes.

A Área de Concentração se constitui num importante elemento de formação geral universitária. No caso da AC-ESCH, o caráter interdisciplinar da Psicologia permite receber estudantes dos quatro BIs, pois a Psicologia, como Ciência, está formalmente localizada, no ambiente universitário, tanto na área da Saúde quanto na área das Humanidades. Ademais, tem com o campo das Artes relações tradicionais de pesquisa e práticas de trabalho e intervenção. O projeto de AC-ESCH foi desenhado em perspectiva aberta e atendendo às determinações gerais do Regimento Geral da UFBA que, no Art. 66 (Título VI, cap. I, seção I), estabelece para os currículos quatro princípios básicos: flexibilidade, autonomia, articulação e atualização. Assim, cada estudante poderá fazer o seu percurso, proveniente de qualquer dos quatro Bis e, na AC-ESCH, optar, com supervisão docente, por um percurso ainda mais singularizado.

De acordo com a Resolução 01/2011 do Conselho Acadêmico de Ensino, devem ser discriminados CC obrigatórios e optativos ou livres. Deste modo, o projeto AC-ESCH se estrutura com dois CC obrigatórios: “Psicologia, Ciência & Profissão” (68h) e “Fundamentos Epistemológicos da Psicologia” (68h). Todos os CC obrigatórios do CPL em Psicologia até o 5o semestre, e de acordo com a oferta semestral do curso, serão progressivamente ofertados aos estudantes da AC-ESCH como CC optativos ou de livre escolha. Estão excluídos da oferta os CC de conteúdo profissionalizante.

O/A estudante da AC-ESCH cumprirá 1200 horas, distribuídas em três semestres (podendo ser parcialmente antecipadas como CC livres nos três semestres iniciais do BI), do seguinte modo: Os CC obrigatórios perfazem 136h e, somados ao CC optativos provenientes do Curso de Progressão Linear de Psicologia, totalizam uma carga horária mínima de 612h. O/A estudante poderá cursar as demais 408h em CC de sua livre escolha, inclusive CC obrigatórios do próprio CPL de Psicologia, num subtotal de 1020h. As 180h restantes serão cumpridas em Atividades Complementares, podendo ser antecipadas também nos três semestres iniciais no IHAC. Portanto, a integralização da AC-ESCH se fará com 1200h.