ACCS “Promoção da Saúde e Qualidade de Vida” realiza mais uma chamada para interessadas/os na atividade

A Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) HACB 79 “Promoção da Saúde e Qualidade de Vida” convida as/os interessadas/os em participar da atividade no semestre 2018.2 para um encontro, que acontecerá no dia 15 de agosto/2018, às 17h, na sala 407 do PAF-V, campus de Ondina da UFBA.

A ACCS vem sendo realizada desde 2011 em diferentes locais (quilombos, assentamentos, escolas, aldeias indígenas, dentre outras). No semestre 2018.2, a população escolhida para participar das atividades a serem realizadas foi a carcerária. As ações serão desenvolvidas buscando articular o direito a saúde e o direito a Educação, como preza a Constituição Federal. Ao longo do semestre os discentes e docentes participantes deverão elaborar oficinas e atividades pedagógicas voltadas para a preparação da comunidade para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), favorecendo, portanto, o acesso desses indivíduos a educação superior. Ademais, serão realizadas distintas ações que possam favorecer o reconhecimento da saúde e da educação como direitos. Espera-se que ao fim da participação dos estudantes nessa ACCS, estes estejam aptos a: ampliarem a sua responsabilidade social e seu compromisso cidadão na difusão e a popularização da ciência; desenvolverem a capacidade de intervenção social mediante a utilização de práticas integrais e intersetoriais, capazes de abarcarem conhecimentos de diversas áreas, numa dimensão interdisciplinar. Tais competências deverão ser desenvolvidas mediante um processo de ensino aprendizagem que valorizará: a leitura e reflexão acerca de metodologias de pesquisa-ação, e problematização; o estimulo a valorização e respeito pela diversidade cultural; bem como a consolidação de valores democráticos. Os encontros da ACCS acontecerão semanalmente as terças-feiras no turno matutino, poderão participar discentes dos cursos de: Saúde Coletiva, Medicina , Enfermagem, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Direito, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Ciências Sociais, Serviço Social, História, Educação Física, Filosofia, Comunicação, Letras e Fonoaudiologia.