Acarajé das 5 promove encontro nesta sexta-feira para falar de prevenção do suicídio

A Universidade Federal da Bahia, com iniciativa do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, e organizado pelo Acarajé das 5, realiza nesta sexta-feira (21/09) o evento “Setembro Amarelo – Sua vida Importa”. Segundo dados apontados pelo Ministério da Saúde, o suicídio já é a quarta maior causa de mortes no Brasil entre jovens de 15 e 29 anos, margem que engloba os estudantes universitários. Diante de cenário preocupante, a instituição tem feito campanhas e criado programas de apoio psicológico e psiquiátrico para seus funcionários e estudantes.

O mês de setembro é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção do suicídio e divulgação da causa. Por isso, e por entender a necessidade de discutir o tema, esse mês, a UFBA convidou palestrantes para uma roda de conversa a respeito das redes de apoio oferecidas para quem está passando por algum sofrimento psíquico.

Uma delas é o CVV – Centro de Valorização da Vida, que presta serviço telefônico voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Outra é o PsiU – Universidade, Saúde Mental e Bem-estar, criado em novembro do ano passado, que disponibiliza acolhimento desburocratizado, sem necessidade de agendamento, aos estudantes e funcionários da universidade. Além dessas, o IHAC tem promovido rodas de terapia comunitária, para qualquer um que se interesse, com acolhimento respeitoso, estimulando o empoderamento e a criação de vínculos entre os participantes.

Os convidados do evento são Josiana Rocha, psicopedagoga, voluntária e porta-voz do CVV – Centro de Valorização da Vida; Kléssyo Freire, psicólogo do Programa PsiU –  Universidade, Saúde Mental e Bem-estar; e Graça Farani, terapeuta comunitária.

Acontecerá nessa sexta-feira (21/09) no Auditório do PAF III, campus da UFBA de Ondina, às 17h. É aberto ao público e disponibilizará certificado de 2h aos interessados.

A inscrição pode ser feita em: https://goo.gl/mErPYJ