OCUPA IHAC encerra ciclo depois de um mês intenso de atividades

OCUPA IHAC encerra ciclo depois de um mês intenso de atividades

O Ocupa IHAC, projeto que celebrou os 11 anos do Instituto, encerrou o ciclo 2020 na última terça-feira (3), depois de um mês intenso de atividades no vão livre do prédio em construção do IHAC. O encerramento contou com a apresentação do Projeto Cantar, coordenado pelo professor Ângelo Castro.

Projeto Cantar encerrou o Ocupa IHAC.

Com o objetivo de ativar o espaço e dar visibilidade ao que está sendo produzido pela comunidade acadêmica, o Ocupa IHAC foi palco de mais de 40 atividades, entre aulões, rodas de conversa, oficinas, performances, exposições de artes visuais, mostras artísticas de finalização de componentes curriculares, apresentações musicais, entre outras. Com temáticas que refletiram a ampla diversidade de abordagens do IHAC, as atividades foram propostas por docentes e discentes do Instituto, contando com a participação ativa do PET IHAC e dos Centros Acadêmicos de Saúde e de Humanidades.

A apresentação dessa agenda potente de atividades através de uma ocupação aparece como um sintoma diante do atraso na entrega do prédio do IHAC, prevista para 2012. Assim, além de celebrativo, o projeto foi uma via de protesto e de reflexão sobre as inúmeras dificuldades enfrentadas pela Comunidade IHAC quanto às condições de funcionamento de suas atividades ao longo dos últimos 11 anos. Alinhado a esse aspecto, a defesa da universidade pública em meio ao contexto atual de perseguição e sucateamento, permeou toda a programação.

O Ocupa IHAC foi organizado por uma comissão composta pelo diretor do Instituto, o professor Messias Bandeira, pelo Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura (NEXT/IHAC: Ana Paula Sampaio, Carol Fantinel, Murilo Andrade), pelos professores Paola Barreto, Laura Castro, Leandro de Paula, Ivani Santana e Thereza Coelho. A Comissão também contou com a colaboração dos estudantes Pituca e Otoniel Ferreira, do BI-Artes, para a criação da identidade visual do projeto. Além disso, os estudantes Marcos Medrado, Pedro Ferreira, Blume Pereira e Mariana Farias produziram um podcast para apoiar a cobertura do projeto.