Docente do IHAC participa de seminário no IBIO/UFBA

Docente do IHAC participa de seminário no IBIO/UFBA

O professor do IHAC André Carvalho participa nesta sexta-feira, 18, da segunda edição dos Seminários Novos e Velhos Saberes, que acontece às 14h no Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBA. O tema discutido será “(Re)pensando a natureza-cultura no Antropoceno: a perspectiva multiespécies“.

Os seminários compõem uma atividade continuada de extensão, coordenada integradamente pelos programas de pós-graduação do IBIO (Biodiversidade e Evolução, Ecologia, Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores e Microbiologia). Para participar do evento não é necessária inscrição prévia.

Resumo

A questão natureza-cultura diz respeito a um problema – e, muitas vezes, um dilema epistemológico – de amplo interesse acadêmico nos mais diversos campos disciplinares, e responsável por debates e embates que com frequência geram mais calor que luz nos atritos entre as Ciências Biológicas e as Ciências Humanas. Sem a pretensão de explorar toda a extensão desse debate, esgotá-lo ou apresentar uma solução definitiva, essa palestra visa discutir o problema a partir de uma perspectiva não-antropocêntrica e inter/transdisciplinar, mobilizando conceitos e teses de autores contemporâneos, como as noções de tornar-se com e teia multiespécies.