Equipes do ICON conquistam 2º e 3º lugar no Prêmio Correio de Futuro

Equipes do ICON conquistam 2º e 3º lugar no Prêmio Correio de Futuro

Duas equipes formadas por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e do curso de Administração e Design da UFBA, oriundas do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Interatividade, Computação e Novas Interfaces (ICON), conquistaram o segundo e o terceiro lugar no Prêmio Correio de Futuro de 2019, promovido pelo jornal Correio.

O segundo lugar ficou com a equipe composta pelos estudantes Andre Gomes Bahiense (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia), Fellipe Narde Oliveira da Hora (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia), Jéssica Carolina Teixeira Lima (Design) e Thiago Santos Moreira (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia). O projeto premiado foi o BumpIA, que consiste numa ferramenta para organização e caracterização automática de bancos de fotos e imagens do Correio a partir de seus nomes.

Já o terceiro lugar ficou com a equipe integrada por Andre Gomes Bahiense  (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia), Fellipe Narde Oliveira da Hora (Bacharedado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia), Tarcicio Rodrigues Oliveira (Administração) e Thiago Santos Moreira (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia). A ideia desenvolvida foi a Coralina, chatbot por meio do qual os leitores do Correio poderão interagir e receber notícias relacionadas com seus interesses.

O ICON, idealizado e coordenado pelo professor do IHAC Francisco Barretto,  fica localizado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), no campus de Ondina da UFBA. Nesse espaço, estudantes de todos os cursos e universidades podem trabalhar formando equipes para o desenvolvimento de soluções com inteligência artificial. Interessados podem entrar em contato com o laboratório através do perfil @lab.icon no Instagram.

Veja mais informações sobre o Prêmio Correio de Futuro na matéria do Jornal Correio (link aqui).