Estudante e professora do IHAC participam de conferência na Dinamarca

Estudante e professora do IHAC participam de conferência na Dinamarca

 

O estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes Lucas Brasil Vaz Amorim, selecionado pelo Edital Participar da UFBA, viaja em companhia da Professora do IHAC Paola Barreto Leblanc para participação na RE: SOUND, a 8ª Conferência Internacional sobre as Histórias das Artes da Mídia 2019 em Aalborg, na Dinamarca. RE: SOUND faz parte da série de conferências “Media Arts Histories”, reunindo pesquisadores, artistas e cientistas em uma série de tópicos interdisciplinares há 14 anos.

“Barroquinha’s calling”, artigo a ser apresentado pela dupla na programação oficial da conferência, é uma das produções resultantes da pesquisa contemplada pelo Edital Sankofa 2018-109 “Ilê Inã: entre a luz da vela e a luz do projetor”, tendo a Professora como orientadora e o estudante como bolsista. A pesquisa investiga as relações entre a chegada das artes da projeção a Salvador na Bahia oitocentista e os processos de limpeza étnica que investiram contra a presença de tradições africanas no centro histórico da cidade na segunda metade do século XIX. 

A proposta no entanto não se limita a um cunho historicista e formula hipóteses para compreensões outras do passado e futuro da região, apostando na cultura oral e na intuição ancestral. Para outras publicações relacionadas: https://obalaiofantasma.wordpress.com/.