Bate-papo sobre Conhecimento Aplicado acontece nesta quinta-feira no IHACLAB-i.

A UFBA, em geral, tem se mantido distante dos movimentos de empreendedorismo e inovação de Salvador e da Bahia. O ano de 2018, por incrível que pareça, iniciou com um movimento intenso de investimentos e um processo de crescente integração entre empreendedores, grandes empresas e organizações governamentais. A título de exemplo, está em discussão na Assembleia Legislativa da Bahia o novo marco de Ciência Tecnologia e Inovação do estado. Em paralelo, o Fundo de Investimento Bossa Nova investirá 100 milhões de reais em 100 startups no espaço recém-inaugurado Hub Salvador. Outro espaço de oportunidade tem sido criado por grandes empresas, que têm investido em processos de inovação aberta, passando a desenvolver seus projetos em parceria com laboratórios universitários e startups.

Esses são alguns dos temas que estão pautando o processo de consolidação e amadurecimento do ecossistema de startups, empreendedorismo e inovação na Bahia. Seja pela demanda de discutir e elaborar propostas para a lei de CT&I em tramitação na ALBA, seja para integrar a produção de conhecimento da UFBA ao desenvolvimento de “spin offs” acadêmicas e às startups do mercado, o evento Ecossistema em Debate acontecerá semanalmente no IHAC LAB-i com o objetivo de unir as pontas entre quem produz e quem aplica o Conhecimento. O LABPROJ/IHAC tem buscado disseminar a metodologia de gerenciamento de projetos (já parte da pesquisa e da extensão) como uma linguagem de integração via transferência de tecnologia e aplicação do conhecimento em direção ao ecossistema de startups, empreendedorismo e inovação da Bahia.

Nesta quinta-feira, 12, às 9h30, acontecerá um bate-papo com o atual diretor da Escola de Administração da UFBA Horácio Hastenheiter, e com o vice-diretor licenciado do IHAC Genaro Costa. Horácio está remodelando a grade curricular da EAUFBA introduzindo conteúdos e métodos ligados ao empreendedorismo e à inovação; enquanto Genaro está desenvolvendo um programa de desenvolvimento ligado à área de supercomputação. O papo vai ser bom. Não perca!