Em parceria com o IHAC, Escola de Dança oferece ACCS “Acessibilidade em Trânsito Poético” em 2018.1

A ACCS DANA59 Acessibilidade em Trânsito Poético será ofertada no semestre 2018.1, devendo acorrer durante as tardes de sexta-feira, das 13 às 16h40. A atividade sera ministrada pelos professores Eduardo Oliveira (DANÇA), Cecília B. Accioly (DANÇA) e Maria Beatriz B. do Carmo (IHAC). Na etapa atual (2017/2018), o projeto dá continuidade às atividades priorizando pessoas cegas e/ou com baixa visão em um novo campo de atuação, o CAP – Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual, vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

A ACCS Acessibilidade em Trânsito Poético é uma ação da Escola de Dança da UFBA e que vem oferecendo, desde o ano de 2004, atividades de criação e pesquisa em dança voltadas para comunidades de pessoas com deficiência da cidade de Salvador. Agrega-se a esta etapa a parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), mais especificamente com o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Nesse sentido, pretende-se oportunizar o contato dos estudantes do BI Saúde, dos graduandos de Dança e demais cursos da UFBA com a singularidade das pessoas com deficiência bem como com outras experiências no campo do sensível, trabalhando a subjetividade destes indivíduos em formação para o encontro, a escuta, o acolhimento, a comunicação e o contato com os elementos da criação artística.

A ACCS busca também possibilitar, através da Dança, uma (re)construção do olhar sobre a deficiência, ampliado e crítico, centrado nas potencialidades dos sujeitos e nos aspectos socioculturais, relacionais, ambientais e políticos que produzem e engendram a deficiência no tecido social. A partir do encontro interdisciplinar, visa contribuir tanto para a formação de futuros profissionais (da saúde e demais áreas) com sensibilidade ampliada, além de produzir trocas de conhecimentos e experiências sobre a percepção de si, do corpo e da subjetividade, possibilitando, por meio do diálogo entre diferentes referenciais teóricos e estéticos, a emergência de uma postura ética, integrativa e compreensiva diante dos fenômenos humanos.