Reitoria orienta a Comunidade da UFBA a não alimentar animais em locais inadequados dos campi

Reitoria orienta a Comunidade da UFBA a não alimentar animais em locais inadequados dos campi

O Magnífico Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, emitiu no dia 2 de janeiro a Portaria nº 001/2018 que determina aos estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes e terceirizados que não alimentem animais nas portarias dos campi e das Unidades da UFBA, bem como nas cantinas e restaurantes que funcionam nas dependências da Instituição. A medida foi tomada considerando riscos à integridade física da Comunidade UFBA, à integridade física dos animais  e à necessidade de diminuir a fixação destes animais nos campi da Universidade.

A Reitoria ainda esclarece que:

A Administração Central considera de extrema importância a elaboração de uma política em relação aos animais que habitam os campi da UFBA, garantindo sua saúde e bem-estar, sem descuidar, porém, da fundamental segurança de estudantes, técnicos e docentes, bem como das pessoas que nos visitam. Temos, afinal, que levar em conta tanto a integridade dos animais, quanto a integridade física dos membros de nossa comunidade.

Esclarecemos, então, que a Portaria recentemente publicada, exortando a comunidade a se abster de alimentar animais em certos locais, não visa a proibir a presença de animais, nem a proibir sua alimentação na UFBA, mas sim ordenar os espaços mais apropriados e organizar melhor esse importante cuidado. O sentido fundamental da Portaria é, portanto, o de estabelecer uma parceria, tendo por base a colaboração entre cuidadores e Coordenação do Meio Ambiente da UFBA e, ao mesmo tempo, atender a questões de saúde pública que não podem ser negligenciadas, como de resto esclarece o próprio texto.

A Portaria pretende favorecer uma política responsável, como uma forma de prevenção a incidentes indesejáveis como, por exemplo, ataques de animais a passantes. Cabe reiterar e repetir, nesse sentido, que a restrição foi feita à alimentação em portarias e em lugares não recomendados pela vigilância sanitária, colocando para todos nós a tarefa de encontrar meios e lugares, de sorte que a população de animais não aumente de forma descontrolada, não venha por isso a ser ameaçada, e que ela tampouco ofereça risco à comunidade UFBA.

Em caso de dúvidas a Coordenação de Meio Ambiente (CMA) da SUMAI/UFBA pode ser consultada através do telefone 3283-6827.

Para ler a portaria na íntegra clique aqui.