COMUNICADO | Lembrete sobre a discussão das propostas do novo cálculo do CR-BI

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC

Prezados/as estudantes,

Lembramos que na próxima sexta-feira, 19 de janeiro, das 17 às 18h30 na sala 407 do PAF-V haverá mais uma sessão da discussão sobre as propostas para o novo calculo do CR-BI. Salientamos a importância do comparecimento de todas e todos os estudantes que têm interesse em ingressar em um curso de progressão linear após a conclusão do Bacharelado Interdisciplinar.

Caros Alunos,

Nos dias 12, 15 e 19/01/2017, das 17:00 às 18:30, na sala 407 PAF 5, continuaremos com as apresentações e discussões a respeito das propostas do novo cálculo do CR-BI. Esse cálculo provavelmente deverá definir a seleção no edital BI-CPL para os alunos que entram no próximo semestre e terminem o BI em 2020-2. Caso queiram contribuir com o projeto, entrem em contato com o CA do seu curso e se faça representar, ou apareçam, para expor suas contribuições. A Congregação do Instituto deve aprovar a proposta final na sessão programada para o dia 23/01/2018.

As propostas estão na linha de retirar os pesos das disciplinas. Basicamente temos duas propostas em discussão, uma considerando o CR normal como sendo o CR BI. E outra dividindo o CR em grupos de: (1) disciplinas obrigatórias, (2) disciplinas humanísticas, (3) disciplinas artísticas, (4) disciplinas de ciências físicas, matemática e tecnologias e (5) disciplinas de ciências biológicas e profissões de saúde. Na proposta de dividir o CR em grupos, se considera a carga horária mínima de 204h. Assim que, para ter o CR pleno em cada grupo, é necessário cursar pelo menos três disciplinas de 68h ou equivalentes em cada grupo.

Existe também algumas restrições, como, só serão contadas as notas das 4 primeiras ACCs cursadas pelos alunos. Assim como, se um aluno cursar a mesma ACCs duas vezes, ela só será contabilizada uma vez somente.

Vejam que esse cálculo não impede o aluno de formar. É usado apenas quando tem competição na passagem BI-CPL em cursos de alta demanda.

Caso tenham sugestões, críticas, comentários, compareçam.

Saudações,

Genaro Costa