Inscrições abertas para o curso de gramática normativa com prof. Paulo Henrique Lopes

Inscrições abertas para o Curso de Gramática Normativa, ministrado pelo Prof. Paulo Henrique Lopes (PH, professor do Instituto de Letras/UFBa em 2016-2017), com intenção de contemplar os BIs. O curso visa discutir, de forma expositiva (teórica) e prática (exercícios), o conteúdo comumente exigido nas gramáticas normativas, prescritivas ou tradicionais de Língua Portuguesa, quanto à modalidade escrita formal e, por conseguinte, os usos considerados “cultos” socialmente no português brasileiro, com o intento de preparar/capacitar/auxiliar os graduandos, em formação, da Universidade Federal da Bahia – UFBa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (por módulo):

MÓDULO I | FONOLOGIA DO PB (2 aulas):

[ AULA 01 ] Letra/grafema, fonema e som; alfabeto; sistema consonantal e vocálico do PB; dígrafos; encontros consonantais e vocálicos; noções de sílaba e acento;
[ AULA 02 ] Acentuação gráfica; separação silábica; noções de prosódia e ortoepia.

MÓDULO II | MORFOLOGIA DO PB (3 aulas):
[ AULA 03 ] Estrutura e formação de palavras do PB; elementos mórficos; processos de formação de palavras; classes de palavras; classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo e artigo;
[ AULA 04 ] Classes de palavras variáveis (continuação): numeral, pronome e verbo;
[ AULA 05 ] Classes gramaticais invariáveis: preposição, conjunção, advérbio e interjeição.

MÓDULO III | SINTAXE DO PB (5 aulas):
[ AULA 06 ] As estruturas do período simples;
[ AULA 07 ] As estruturas do período composto;
[ AULA 08 ] Sintaxe de regência (nominal/verbal); sintaxe de concordância (nominal/verbal); os usos do hífen;
[ AULA 09 ] Crase; colocação pronominal; ortografia;
[ AULA 10 ] As palavras QUE, SE e COMO; pontuação.

MÓDUO IV | NOÇÕES DE SEMÂNTICA (1 aula):
[ AULA 11 ] Significação das palavras; figuras de linguagem; ví

MÓDULO V | NOÇÕES DE TEXTO: GÊNEROS E TIPOLOGIAS TEXTUAIS (1 aula):
[ AULA 12 ] Noções de texto; gêneros e tipologias textuais; a estrutura do texto do tipo dissertativo-argumentativo.

A nova turma (turma II) terá os encontros todo sábado, das 13h às 17h, no campus de Ondina da nossa universidade. O primeiro encontro ocorrerá no dia 18 de novembro de 2017.

Para inscrever-se preencha o formulário no linkhttps://goo.gl/forms/WF1a6y0eE98zwk773