CUS abre vagas para pessoas interessadas em lesbianidades, questões trans, travestis, gênero e sexualidade na escola

O grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), que completa dez anos em 2017, vai se transformar em um Núcleo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade com quatro linhas de pesquisa e, por isso, abre vagas para novas pessoas interessadas em integrar a equipe. A notícia foi divulgada em primeira mão na quinta-feira passada para as mais de 100 pessoas que participaram do primeiro módulo do Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler, promovido pelo grupo.

Para participar do CUS, a pessoa deve ter disponibilidade para participar de reuniões quinzenais, se integrar em atividades de pesquisa ou extensão realizadas pelo grupo e interesse em estudos que problematizam as normas da sexualidade e gênero. Não é necessário ser estudante da UFBA para integrar o grupo. “O CUS vai continuar trabalhando no sentido de desnaturalizar e despatologizar o campo das sexualidades e dos gêneros, cada vez de uma forma mais interseccional com outros marcadores das diferenças”, explicou Leandro Colling, coordenador geral do CUS.

As novas linhas de pesquisa são: Artes, gêneros e sexualidades; Estudos trans e travestis; Lesbianidades, interseccionalidades e feminismos; Gênero e sexualidade na escola. Quem quiser participar das novas linhas de pesquisa do CUS deverá comparecer em uma das seguintes reuniões de acolhimento de pessoas interessadas:

Estudos trans e travestis – 5 de dezembro, às 14h;

Gênero e sexualidade na escola – 6 de dezembro, às 15h;

Lesbianidades, interseccionalidades e feminismos – 15 de dezembro, às 15h.

A linha de Artes, gêneros e sexualidades, por enquanto, não está recebendo novas adesões. Todas as reuniões de acolhimento irão ocorrer na sala 307 do Pavilhão de Aulas 5 (PAF5), do campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia.