Ato político e cultural marca o Dia Mundial da Saúde Mental

Ato político e cultural marca o Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, será marcado em Salvador pela realização de um ato político e cultural, na Praça Tomé de Souza. Sob o tema “Desinstitucionalizar sem desistir”, a atividade tem como propósito defender o processo de desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos na Bahia, valorizando a Rede de Atenção Psicossocial. O evento contará com a participação de membros da rede, profissionais da saúde, movimentos sociais, artistas e a comunidade dedicada à luta antimanicomial.

No Brasil, a desinstitucionalização de hospitais psiquiátricos vem ocorrendo de forma gradativa, fortalecendo as práticas de cuidado em saúde mental no âmbito psicossocial. Entre estas práticas destaca-se a atenção comunitária que visa a um cuidado mais amplo e efetivo, que inclua a família, a comunidade e o sujeito em seu próprio tratamento, substituindo, assim, os hospitais psiquiátricos. Desta forma, torna-se absolutamente fundamental a superação de modelos fundamentalistas e conservadores que insistem na manutenção de hospitais psiquiátricos, estruturas que estão sendo descontinuadas em vários países.
O ato é organizado pelo Coletivo Baiano da Luta Antimanicomial, reunindo profissionais, usuárias/os da rede de atenção psicossocial e seus familiares, além de diversos segmentos sociais.

Serviço

“Dia Mundial da Saúde Mental – Ato em Defesa da Rede de Atenção Psicossocial”
Data/horário: 10 de outubro de 2017, às 9:00
Local: Praça Tomé de Souza, em frente à Câmara dos vereadores, em Salvador
Informações: Eduardo Calinga – (71) 98514-9849 / Helisleide Bonfim – (71) 9401-3745