FoMerco realiza o seu XVI Congresso Internacional este mês na UFBA

Salvador sedia congresso internacional sobre integração regional

De 27 a 29 de setembro acontece na Universidade Federal da Bahia, no PAF III do Campus de Ondina, o XVI Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco), que reúne pesquisadores e profissionais, brasileiros e estrangeiros, voltados para a temática da cooperação e integração internacional dos países do Mercosul, da América do Sul e da América Latina. A ampla programação reúne uma palestra, cinco mesas-redondas e apresentação de por volta de 250 trabalhos científicos.

No dia 27 de setembro, às 20 horas, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores e um dos formuladores da política externa independente, faz palestra de abertura sobre A América Latina em tempos de crise. As cinco mesas-redondas, envolvendo expressivos estudiosos brasileiros e estrangeiros, tratam de questões atuais, tais como:  Chile, Brasil, Paraguai e Venezuela: golpes de ontem e de hoje na América Latina; A integração regional no atual contexto da (des)globalização mundial; Promessas descumpridas da integração educacional; Nuestra América: por onde recomeçar? e Diversidade cultural e integração regional: várias Américas!

Os treze eixos temáticos do congresso interdisciplinar reúnem grupos de apresentação de trabalhos científicos nas seguintes áreas de conhecimento: Territórios, fronteira e migraçõesMovimentos sociais, democracia e conflitos socioambientaisIntegração e cooperação econômica regionalIntegração política: convergências e divergências;Desafios teóricos para a integração regionalEstado e atores institucionais de integração regionalComunicação, informação e poderDiversidades e direitos humanos na América do SulPolíticas públicas, desenvolvimento e integraçãoUniversidades, integração e desenvolvimento regional;  Integração, cultura e arteSegurança, defesa e política externa e América Latina e o Sul Global: novas abordagens, velhos problemas.

O XVI Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) tem o apoio da UFBA (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC; Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT; do Programa de Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade; do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais); do Governo do Estado da Bahia; da Capes; do CNPq e de diversas instituições nacionais e internacionais.

Confira abaixo a programação completa do evento:

[pdf-embedder url=”http://www.ihac.ufba.br/download/publicacoes/noticias/xvi_congresso_internacional_fomerco/programacao-xvi-congresso-internacional-fomerco.pdf”]