Do armorial ao virtual: Clotilde Tavares repensa o cordel

Do armorial ao virtual: Clotilde Tavares repensa o cordel

A escritora Clotilde Tavares dedica-se ao universo do cordel desde a década de 1970. Com vários livros publicados sobre o tema (ficção e ensaio), a autora estará na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia na próxima quinta-feira, 19/05, para realizar a palestra “O Cordel Está no Ar”. O evento será na Sala 11 da Faculdade de Comunicação FACOM/UFBA (Campus Ondina), das 16h às 18 horas, com entrada franca mediante inscrição no local. A lotação máxima do espaço é de 60 pessoas.
Clotilde busca se apropriar da informalidade característica das narrativas populares para apresentar um rico panorama sobre a cultura do cordel. A escritora parte de três questões básicas para desenvolver o tema: o que é o romanceiro nordestino; o que é a literatura de cordel; o que é o conto popular. Partindo dos antecedentes, das origens e dos elementos expressivos do cordel, Clotilde propõe uma reflexão sobre como essa importante manifestação artística do Nordeste brasileiro se posiciona na contemporaneidade, sobretudo na convivência com as ferramentas modernas de comunicação, a exemplo das redes sociais e as mídias móveis.
“O popular é uma categoria fundamental para a construção da identidade cultural regional e continua alimentando a inspiração de grande parte das obras produzidas no país, incluindo literatura, teatro, música, dança, artes plásticas e cinema”, afirma a escritora. “Mas, por outro lado, atravessa a realidade da política, por exemplo, de maneira direta e inesperada; como se vê na atual conjuntura”, pontua.
Clotilde Tavares nasceu em Campina Grande (PB). Publicou vários trabalhos sobre o universo do cordel, entre os quais A Botija (2006) e O Monstro das Sete Bocas (2014), na chave da ficção, e O Verso e O Briefing: A Publicidade na Literatura de Cordel (2011), no campo ensaístico.

PALESTRA “O CORDEL ESTÁ NO AR”
COM A ESCRITORA CLOTILDE TAVARES
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO DA UFBA
CAMPUS ONDINA – SALVADOR BAHIA
SALA 11 – QUINTA-FEIRA 19/05 – DAS 16H ÀS 18 HORAS
ENTRADA FRANCA