IHAC-UFBA conclui em Olinda segunda turma do Curso de Especialização em Gestão Cultural no Nordeste

IHAC-UFBA conclui em Olinda segunda turma do Curso de Especialização em Gestão Cultural no Nordeste

Turma do Curso de Especialização em Gestão Cultural no Nordeste

Turma do Curso de Especialização em Gestão Cultural no Nordeste

O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências  Professor Milton Santos da UFBA concluiu o último módulo do Curso de Formação de Gestores Culturais  do Nordeste. Foram avaliadas as 31 monografias, que versaram sobre os mais variados temas da política e da gestão  da cultura.

As apresentações incluiram análises e propostas sobre os processos de implantação do Sistema Nacional de Cultura, no que se refere tanto aos Programas de âmbito nacional e suas realizações nos municípios, quanto às políticas estaduais, com seus programas de fomento e de formação de gestores.

Alguns estudos sobre as políticas públicas, inclusive aqueles de caráter privado, foram aplicados às várias formas artísticas e aos equipamentos culturais, como teatros, bibliotecas, museus e centros culturais. Também foram apresentadas propostas de Planos de Ação para o aperfeiçoamento de Políticas Municipais de Cultura.

Vários estudos tiveram como foco também os agentes culturais, reunidos em grupo, associações, pontos de cultura e também atuantes no sistema educacional. Brincantes, Mestres da chamada cultura “popular” e artistas em geral estiveram na cena acadêmica, com suas atuações sendo analisadas e contribuindo para a formação dos novos especialistas.

O Curso foi financiado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), de Recife. Foi coordenado pelos professores Paulo Miguez, docente do IHAC e Vice-Reitor da UFBA, e Isaura Botelho, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Os estudantes são gestores na área cultural  em secretarias estaduais e municipais de cultura, no Ministério da Cultura e em Universidades do Nordeste. O corpo docente contou com a participação de professores de várias instituições brasileiras e os nove módulos, com 51 horas de aula cada um, foram realizados em Salvador, Maceió, Fortaleza, Aracaju e Olinda.

A última aula do Curso foi ministrada por José Miguel Wisnik que, ao piano, promoveu um diálogo sobre a cultura brasileira, a partir da história da Música. Aulas anteriores foram dadas por Muniz Sodré (UFRJ), Cátia Lubambo (FUNDAJ), Sérgio Farias (UFBA/UFOB), Albino Rubim e Carmen Teixeira (UFBA), José Márcio Barros (UEMG), dentre outros.

A realização, pelo IHAC-UFBA, da segunda turma itinerante do Curso, abrangendo vários estados do Nordeste, faz parte de um conjunto de Programas de Pós-Graduação desenvolvidos no Instituto e que inclui também Mestrados Acadêmicos em Relações Internacionais e Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES), Mestrado e Doutorado em Cultura e Sociedade.

Esses Programas de Pós-Graduação apresentam-se articulados com os quatro Bacharelados Interdisciplinares oferecidos pelo IHAC-UFBA, que possuem Áreas de Concentração em Relações Internacionais, em Políticas e Gestão da Cultura e Artes e Tecnologias Contemporâneas. Desse modo, egressos dos Bacharelados Interdisciplinares encontram várias possibilidades de continuação dos estudos em nível de pós-graduação.

Além do MinC e da FUNDAJ, o Curso contou, na sua primeira turma (2011), com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para a oferta da terceira edição, outras instituições deverão ser agregadas. Trinta e um especialistas foram formados pelo IHAC através do projeto, que se estende para além das fronteiras da Bahia, atingindo especialmente órgãos e instituições culturais de todos os estados do Nordeste.