Depois de formado, em que área o profissional de cada BI poderá atuar?

O BI tem caráter terminal, ou seja, o bacharel poderá exercer determinadas funções de nível superior no mercado de trabalho. Se preferir, porém, poderá prosseguir seus estudos superiores em outros cursos de Bacharelado, Licenciatura ou Formação Profissional. Também poderá ingressar em algum curso de pós-graduação.

Caso o estudante desejar ingressar no mercado de trabalho, ele poderá ser absorvido nos seguintes setores:

BI Artes
 
Característica básica da profissão: formação generalista em artes
 
Atividades Profissionais descritas por áreas de atuação:
 
a) artista (criador e/ou intérprete);
b) mediação cultural;
c) produção e gerenciamento de eventos culturais e artísticos;
d) suporte técnico à criação artística.
 
BI Ciência & Tecnologia (C&T)
 
Característica básica da profissão: formação generalista em ciência e tecnologia, com ênfase em pesquisa experimental e teórica, planejamento de atividades, desenvolvimento e inovação em C&T.
 
Atividades profissionais descritas por áreas de atuação:
 
a) Instituições de Desenvolvimento de Políticas e Programas de C&T: avaliar, elaborar, gerir e atuar em equipes multidisciplinares na condução de estudos, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e métodos relacionados a novas tecnologias;
 
b) Instituições de Ensino, Organizações de Pesquisa e Fomento: avaliar, estabelecer, gerir, orientar e efetuar instrumentos de propriedade intelectual, registro de patentes, inovações e outras demandas de infra-estrutura científica & tecnológica;
 
c) Instituições industriais, comerciais e financeiras: participar de avaliação, elaboração e gestão de projetos, sistemas de informação e análise de sistemas. Implantar condições que conduzam para melhores resultados destas atividades com base em C&T, utilizando os melhores recursos;

d) Consultorias, Gestão & Marketing em C&T: participar em equipes de marketing, elaborar, integrar, orientar e avaliar informações técnicas, inovadoras e de mercado no modelo de gestão nos diversos níveis de governo, nas empresas, bem como empreender para criar a sua própria empresa.
 
BI Humanidades
 
Característica básica da profissão: formação generalista no campo das humanidades.
 
Atividades profissionais descritas por áreas de atuação: atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor nas áreas a seguir discriminadas:
 
a) Pesquisas e diagnósticos no campo das Humanidades;
b) Políticas, gestão e promoção de desenvolvimento socioeconômico;
c) Políticas, gestão e promoção de atividades nos campos da comunicação, da cultura e ambiental;
d) Políticas e promoção dos direitos da cidadania;
e) Gestão, execução e acompanhamento de projetos;
f) Outras atividades/áreas afins.
 
BI Saúde
 
Característica básica da profissão: o egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde será um indivíduo dotado de uma compreensão abrangente da problemática de saúde nas sociedades contemporâneas, com capacidade de compreender a contribuição de diversas disciplinas do campo científico, das humanidades e das artes na análise das múltiplas dimensões dessa problemática e das respostas sociais que vêm sendo dadas a estes problemas.
 
O egresso do BI-Saúde poderá enfrentar as exigências do mundo do trabalho no desempenho de ocupações diversas que mobilizem, de modo flexível, conhecimentos, competências e habilidades gerais e específicas. Também poderá dar continuidade à sua formação ingressando em qualquer curso profissional da área de saúde.

Além disso, o egresso do BI-Saúde pode candidatar-se diretamente a um curso de Pós-Graduação na área de Saúde no qual exista demanda para profissionais com o perfil adquirido durante o curso de Bacharelado, notadamente os que exijam uma formação interdisciplinar.
 
Atividades Profissionais descritas por áreas de atuação:
 
O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde poderá ingressar imediatamente no mercado de trabalho na área, desenvolvendo práticas compatíveis com sua formação geral e/ou com a área de concentração que porventura venha a desenvolver durante o curso.

Desse modo, o Bacharel em Saúde poderá inserir-se em sistemas de serviços de saúde seja público ou privado, desempenhando ações de promoção e educação em saúde junto a grupos populacionais específicos, bem como participando de equipes multiprofissionais que atuam ao nível da atenção primária, desenvolvendo ações de promoção e vigilância em saúde.

Poderá também inserir-se junto a organizações não governamentais (terceiro setor), desempenhando funções de assessoria a movimentos em prol ma melhoria da qualidade de vida e saúde de grupos populacionais específicos, bem como junto a meios de comunicação de massa, apoiando a produção e divulgação de informações de saúde para a população em geral.
 
Competências e habilidades para a ação no campo da Saúde:
a) Capacidade para identificar, planejar e resolver problemas de saúde;
b) Capacidade de aplicar os conhecimentos na prática das instituições de saúde;
c) Capacidade para tomar decisões e propor soluções novas e criativas para os problemas do campo da saúde;
d) Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de políticas públicas;
e) Capacidade de levantamento das necessidades em saúde;
f) Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no planejamento e gestão dos serviços de saúde;
g) Capacidade para formular e gerir projetos e programas de saúde;
h) Capacidade de motivar e liderar equipes de saúde.